Programa Laços de Família recebe visita de representante do Instituto de Mediação de Portugal

Nos dias 26 e 29 de julho, o Programa Laços de Família, vinculado ao Centro Universitário Inta (UNINTA), recebeu o Prof. Pedro Morais, mediador de conflitos do Instituto de Mediação de Portugal. Na oportunidade, o convidado conheceu as instalações e se reuniu com grupos de estudos e de pesquisa.

A coordenadora do Laços de Família, Profa. Dra. Cláudia Costa, ressaltou que a visita é resultado da parceria com a Defensoria Pública e de um contato já existente entre o programa e o Prof. Pedro Morais em atividades anteriores. “No período de pandemia, a nossa equipe teve uma capacitação online com o mediador. A vinda dele ao Brasil, ao UNINTA, foi muito importante para consolidar todo o conhecimento estudado nesse período e para conhecer todo o trabalho que é desenvolvido pelo programa”, disse ela.

Ainda de acordo com a Profa. Cláudia Costa, a troca de conhecimento entre os profissionais rendeu contribuições valiosas para o Laços de Família, onde surgiram novas ideias para melhorias das ações e futuras capacitações.

Sobre o Laços de Família

O Programa Laços de Família foi criado através da parceria do UNINTA com a Defensoria Pública do Estado do Ceará para atender a comunidade com serviços gratuitos no âmbito de questões jurídicas junto com o ensino e a pesquisa.

Podem procurar o programa pessoas com demandas relacionadas ao Direito da Família, que não tenham condições financeiras para contratar um advogado particular e que pelo menos uma das partes envolvidas resida em Sobral.

No primeiro momento é realizada uma escuta para identificar a demanda e quais providências deverão ser adotadas. A primeira mediação é marcada e um convite é feito para a outra parte envolvida. É oferecido, também, para ambas as partes, suporte psicológico e assistencial, caso desejem. Assim, com a assistência multidisciplinar que ampare todas as necessidades dos envolvidos, será feito o caminho para encontrar a melhor solução.