Pesquisar
Close this search box.

A Revista

A Revista Formar Interdisciplinar é uma publicação do Centro Universitário INTA – UNINTA. Iniciou suas atividades em julho de 2012 em seu primeiro número como espaço acadêmico para divulgar pesquisas e estudos em dois campos das Ciências: Humanas e Saúde e atualmente atende a todas as áreas do conhecimento de formação do Centro Universitário. Na avaliação quadrienal de 2017 entrou no sistema Qualis da CAPES. Seu caráter é inter/trans/multidisciplinar. Possui periodicidade semestral, seguindo as diretrizes da CAPES e dos indexadores, tem como finalidade publicar artigos científicos de pesquisa original, notas de leituras e técnicas e, sob convite, artigos de revisão e relatos de experiências. Para isso, adota o processo de revisão chamado peer review, no qual membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada se dispõem a avaliar o manuscrito, em sistema duplo de revisão anônima blind review, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecem em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade, bem como as garantias das pesquisas científicas envolvendo seres humanos e animais foram apreciadas e aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa ou Comitê de Ética em Usos de Animais.

Revista Formar Interdisciplinar

ISSN: 2317-2649

Edição Atual

Revista Formar Interdisciplinar – Sobral, ano 10, v.1, n. 18, jan – jun. de 2022
SUMÁRIO ver
PROFESSORES LICENCIADOS EM UMA ÁREA DE CONHECIMENTO, MAS QUE LECIONAM EM OUTRA ver
AUSÊNCIA DE UNIFORMIDADE NA HIPERTROFIA MUSCULAR APÓS TREINAMENTOS DE RESISTÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ver
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL ver
AFETIVIDADE COMO FACILITADORA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL ver
ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DO ANTIPSICÓTICO RISPERIDONA NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ ver
OSTEOPATIA ESTRUTURAL: CONCEITOS E TÉCNICAS RELACIONADAS ÀS DISFUNÇÕES BIOMECÂNICAS DO CORPO HUMANO ver

Deseja consultar as edições passadas?

Categoria dos artigos

Com periodicidade semestral a Formar Interdisciplinar, publicará trabalhos originais e inéditos, a saber: artigos, resenhas, ensaios, resumos expandidos de teses e dissertações. Tipos de artigos: publica matéria inédita de natureza reflexiva, de pesquisa e atualização do conhecimento. Em casos excepcionais artigos já publicados poderão ser aceito pelo Comitê Científico, desde que seja solicitado autorização liberação de quem detém os direitos autorais.

As publicações serão aceitas para análise, sob a forma de:

  1. Artigos de pesquisas originais.
  2. Análise de grandes temas de interesse das áreas.
  3. Ensaios de natureza teórica, metodológica ou técnica, que estimulem a polêmica ou o tratamento de temas específicos sob diferentes enfoques.
  4. Artigos de atualização de literatura.
  5. Relatos de experiências nas áreas de pesquisa, do ensino e da prestação de serviços de saúde, a convite do conselho editorial.
  6. Cartas à redação com comentários sobre idéias expressas em matéria já publicada pela revista, tendo em vista fomentar uma reflexão crítica acerca de temas das áreas.
  7. Comentários curtos, notícias ou críticas de livros publicados e de interesse para as áreas.
  8. Entrevistas / depoimentos de personalidades ou especialistas das áreas visando, quer a reconstrução da história da saúde pública/coletiva, quer a atualização em temas de interesse. A Revista veiculará contribuições espontâneas que se enquadrem na política editorial da FORMAR INTERDISCIPLINAR bem como matéria encomendada a especialistas.

O(s) autor(es) deverá(ão) assinar e encaminhar Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais.

A FORMAR INTERDISCIPLINAR é gerenciada e produzida pelo Conselho Editorial e Pró-Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu do UNINTA.

Normas para publicação

Procedimentos para a publicação

  1. Os trabalhos devem ser encaminhados ao E-mail: revistaformarinterd@uninta.edu.br
  2. Os trabalhos serão avaliados no seu mérito científico pelo Conselho Editorial.

É deste Conselho a responsabilidade de apontar se o trabalho foi: ACEITO, ACEITO COM RESTRIÇÕES, NÃO ACEITO (informando o motivo da recusa). A aceitação com restrições implicará em que o autor se responsabilize pelas alterações, as quais serão novamente submetidas ao parecerista. No trabalho aceito, caso existam pequenas inadequações, ambiguidades ou falta de clareza, pontuais do texto, o Conselho Editorial se reserva o direito de corrigi-los para uniformidade do estilo da Revista.

  1. Os trabalhos submetidos à análise do Conselho Editorial não terão identificação da autoria, para preservar isenção e neutralidade da avaliação. Do mesmo modo será preservado o anonimato do parecerista, quando do encaminhamento dos pareceres aos autores pelo Editor Responsável.
  2. A avaliação dos trabalhos tem como parâmetros:

– Relevância, pertinência e originalidade do tema.

– Contribuição para as áreas temática em questão.

– Qualidade linguística, com rigor técnico e correção na comunicação.

  1. Cada autor só poderá publicar um trabalho em um mesmo número da Revista, e terá direito a um exemplar em que seu trabalho for publicado. Serão aceitos até cinco autores por artigo, com exceções da natureza e relevância da pesquisa.

O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores. Os critérios de autoria devem basear-se nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors, que determina o seguinte: o reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada. Essas três condições devem ser integralmente atendidas. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima, podendo, neste caso, figurar na seção “Agradecimentos”.

No caso de mais de um autor, devem ser especificadas quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo, principalmente quando se tratar de revisão bibliográfica.

A indicação dos nomes dos autores deverá vir logo abaixo do título do artigo.

  1. Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. A pesquisa com animais de experimentação e/ou voluntários deve ser aprovada pela comissão de ética de pesquisa de Universidades ou Centros de pesquisa, reconhecido pelo CONCEA. As pesquisas com seres humanos devem indicar o número do protocolo de aprovação do CEP. Esse critério é imprescindível para aceite do envio aos pareceristas.
  2. Junto com o artigo a ser submetido deverá ser enviado uma Cover letter com as assinaturas do(s) autor(es). É considerado responsável pelo trabalho publicado o autor que o assinou e não a Revista e seu Conselho Editorial. A este Conselho é reservado o direito de vetar a publicação de matérias que não estejam em conformidade com a linha editorial da Revista.
  3. No momento em que o artigo for aceito para publicação, o autor de correspondência receberá uma versão em pdf para prova final. Após aceitação o artigo será editado e publicado.
  4. O aceite para publicação implica a cessão integral dos direitos autorais à REVISTA INTERDISCIPLINAR FORMAR.

Da formatação

Os manuscritos deverão ser produzidos em editor de texto word 7.0 (ou versão inferior) com: a) laudas digitadas em uma só face, em papel tamanho A4; b) fonte  letra calibri, 13 (treze) no título, negrito; fonte letra calibri, corpo 11 (onze) no corpo do texto; espaço 1,5 em todo o texto, incluindo página de rosto, resumos, ilustrações, agradecimentos e referências; c) laudas numeradas no ângulo superior direito a partir da página de identificação; d) margens superior e esquerda 2,5 cm cada e inferior e direita margens de 2 cm cada.

Deve conter na sequência:

– Título do artigo que deve ser centralizado, em caixa alta, conciso e completo.

Recomenda-se começar pelo termo que represente o aspecto mais relevante do trabalho, com os demais termos em ordem decrescente de importância.

– Versão do título em inglês, em itálico.

– Abaixo do título, justificado: Nome completo do(s) autor(es) e instituição a que pertence(m).

– Nome, endereço, telefone, fax e e-mail do autor responsável para troca de correspondência.

– no caso de Comunicações apresentar tipo de auxílio e nome da agência financiadora.

Se baseado em tese ou dissertação de mestrado, o título, ano e instituição onde foi apresentada.

Devem ser apresentados em português e em inglês (abstract). Não devendo ultrapassar 250 palavras com indicação de 3 a 5 palavras-chave (keywords)

Devem ser citadas ao final do texto e seguir o número exato de cada categoria de artigo. Devem seguir as normas da ABNT NBR 6022: 2002; NBR 6023:2002 (Referências); NBR 6024:2002 (Apresentação); NBR 6028:1990 (Resumos).

EXEMPLOS

Artigo de periódicos

PETITTI, D.B., CROOKS, V.C., BUCKWALTER, J.G. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005. Jan; 62(1):112-6.

Livros ou capítulos de livro

SANTOS, Chrislene Carvalho dos Santos (Org.). História Social e Memória. Rio de Janeiro: Corifeu, 2008.

Dissertação, tese e monografia

ARAGÃO, A. E. A. Estratégias de empoderamento de pessoas com deficiência física para reivindicar espaços hospitalares acessíveis. 2010. 145 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f.. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

Trabalhos de congressos, simpósios, encontros, seminários e outros AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Quando a violência doméstica contra crianças e adolescentes pode ser considerada terror? In: Congresso Latinoamericano de Prevención y Atencion del Maltrato Infantil, 6., 2001, Buenos Aires. Anais. Buenos Aires, 2001.

Dados eletrônicos

FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http:// www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2017.

Legislação

BRASIL. Casa Civil. Estatuto da criança e do adolescente. Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em 10 de março de 2017.

Patente

ALFRED WERTLI AG. Bertrand Reymont. Dispositivo numa usina de fundição de lingotes para o avanço do lingote fundido. Int CI3B22 D29/00. Den.PI 8002090. 2 abr. 1980, 25 nov. 1980. Revista da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, n. 527, p.17.

Os quadros, tabelas e figuras deverão ser apresentados após as referências, devidamente identificados e numerados na ordem em que foram citados no texto. As figuras devem apresentar resolução que permita a sua reprodução (mínimo 300 dpi) inseridos no texto, titulados corretamente, numerados consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citados no texto e construídos para sua reprodução direta sempre que possível.

Devem ser breves e objetivos, somente a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas que não tenham preenchido os critérios de autoria, desde que haja permissão expressa dos nomeados. Podem constar agradecimentos a agências e instituições financiadoras, em nota de rodapé.
Os artigos devem ter no máximo 20 laudas, incluindo as referências bibliográficas e as notas.

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita. Devem atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora.

Informações complementares

Devem ter no máximo 20 laudas impressas, excluindo tabelas e figuras. As ta-belas e figuras não devem exceder a 7, devem incluir apenas os dados imprescindíveis.

Evitar a repetição dos dados nas figuras e tabelas.

Estrutura do artigo completo: introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão.

Referências bibliográficas limitadas a 35, devem conter aquelas estritamente pertinentes a problemática abordada.

São avaliações críticas e ordenadas da literatura sobre determinado assunto, devendo conter Objetivo (por que a revisão da literatura foi realizada, indicando se ela enfatiza algum fator em especial), Fonte de dados (informar os critérios de seleção de artigos e os métodos de extração e avaliação da qualidade das informações), Síntese dos dados (informar os principais resultados da pesquisa, sejam quantitativos ou qualitativos) e Conclusões (as conclusões e sua aplicações). Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos.

Informações complementares Sua extensão limita-se a 30 laudas impressas.

Tabelas e figuras limitadas a três, devem incluir apenas os dados imprescindíveis.

Referências bibliográficas limitadas a 50, deve conter aquelas estritamente pertinentes a problemática abordada.

São trabalhos descritivos e interpretativos baseados na literatura recente sobre a situação global em que se encontre determinado assunto investigativo.

Devem ter no máximo 10 (dez) laudas.

Notas e informações – são relatos de estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes à saúde. A apresentação deve acompanhar as mesmas normas para artigos originais, limitando-se à 5 (cinco) laudas e 10 (dez) referências.

É uma sessão em que são publicadas comentários, críticas, sugestões, apoios e contribuições da comunidade leitora e que apresente ao Conselho Editorial sua opinião. Visa ser o canal de comunicação com o leitor.

São relatos mais concisos, destinados a rápida divulgação da pesquisa e que não comportam uma análise mais abrangente do tema abordado.

Informações complementares

Devem ter no máximo 10 laudas impressas, incluindo tabelas e figuras.

As tabelas e figuras não devem exceder a 3, devem incluir apenas os dados imprescindíveis.

Segue a mesma estrutura exigida para o artigo completo, seguindo um texto
único.

Referências bibliográficas limitadas a 15, deve conter aquelas estritamente pertinentes a problemática abordada.

São comentários de um livro abordando criticamente o tema da obra. A apresentação deve acompanhar as mesmas normas para artigos originais, limitando- se a 5 (cinco) laudas e 10 (dez) referências.

A FORMAR também publica resenhas com no máximo 6 laudas. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada.

Termos

Cada autor deve ler e assinar os documentos de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais. Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar os termos.

Utilize o botão ao lado para fazer o download dos termos necessários.

Termo de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais

Conselho editorial

Editora Chefe
Profa. Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante

CONSELHO EDITORIAL NACIONAL
Adelane Maria Monteiro | UVA
Adílio Moreira de Moraes | FNTI
Antonio Marcus de Andrade Paes | UFMA
Bruno Marques Teixeira | UNINTA
Claudia Roberta de Andrade | UniChristus
Eládio Pessoa de Andrade Filho | UFC
Fernanda Maria Carneiro Afonso | FNTI
Francisco Artur Silva e Filho | UESPI
Francisco Eduardo Catunda Aragão | UEMA
Gerson Pires | UNINTA
Genilson Cesar | UNINTA
Hamilton Vale Leitão | FAL
João José Saraiva da Fonseca | UNINTA
Jorge Luis Pereira Cavalcante | UNINTA
Katia Marly Leite Mendonça | UFPA
Keila Maria de Azevedo Ponte | UVA
Klauber Roger Carneiro| UFC/UNINTA
Francisca Lidiane de Aguiar Costa | UNINTA
Luciana de Moura Ferreira | FNTI
Magaly Sales Monteiro | UNINTA

Maria da Conceição Rocha Sampaio | UERJ
Marta Genú Soares | UEPA
Marisa Pascareli Agrello | UNINTA
Michele Ferreira Maia | UNINTA
Michelle Alves Ponte | UNINTA
Renata Albuquerque Costa | UNINTA
Roberlândia Evangelista Lopes | FAL
Roberta Lomonte Lemos de Brito | UNINTA
Rômulo Carlos de Aguiar | UNINTA
Silvia de Sousa Azevedo| UNINTA
Silvia Maria Alves de Paula | UNINTA
Theodora Thays Arruda Cavalcante | UNINTA

CONSELHO EDITORIAL INTERNACIONAL
José Braz | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT/PT
Maria João Carvalho | Universidade Trás-os-Monte e Alto Douro – UTAD/PT
Nelson Pacheco da Rocha | Universidade de Aveiro/PT

EQUIPE TÉCNICA – COMUNICAÇÃO
Matheus Velasco Salvany | TEM: 2130/CE

BIBLIOTECÁRIA
Germano Gil Furtado Moreira| UNINTA – CRB 3/1456

Entre em contato

ENDEREÇO POSTAL

Rua Coronel Antônio Rodrigues Magalhães, 359
Bairro Dom Expedito Lopes – Sobral/CE
CEP 62050-100 | Caixa Postal 10

CONTATO PRINCIPAL Profa. Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante Dra. em História Social pela UNICAMP Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UFPA

E-MAIL E TELEFONE

E-mail: revistaformarinterd@uninta.edu.br
Telefone: (88) 3112.3500 (Ramal 3640)

Fechar
modal