FAU UNINTA prospecta parceria com Faculdade de Arquitetura do Porto

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) do Centro Universitário Inta (UNINTA), representada pelo docente Herbert Rocha, deu início a uma conversa com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Porto (FAUP), em Portugal, com o objetivo de prospectar uma parceria institucional.

O professor Herbert Rocha realizou uma visita recente à cidade do Porto com o objetivo de iniciar diálogos com uma das instituições mais importantes no campo da arquitetura a nível mundial. Ele foi recebido com grande distinção no Salão Nobre da FAUP pela Vice-Diretora, Profa. Dra. Teresa Cálix, e pelo Diretor do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), Prof. Dr. José Miguel Rodrigues.

Durante o encontro, o docente apresentou as intenções da FAU UNINTA de estabelecer uma parceria de mobilidade acadêmica para alunos e professores entre as duas instituições. Esta iniciativa visa promover uma troca de conhecimento e experiências que enriquecem o ambiente de aprendizado, pesquisa e desenvolvimento profissional para ambas as partes.

A FAU UNINTA destaca a importância da FAUP no cenário internacional da arquitetura, sendo o berço de renomados arquitetos como Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, ambos agraciados com o Prêmio Pritzker, considerado o mais prestigioso prêmio da arquitetura mundial. Além disso, ressalta a influência de mestres como Fernando Távora, Siza e Souto de Moura, cujo legado tem impacto significativo na formação de arquitetos de língua portuguesa em todo o mundo.

A parceria com a FAUP será extremamente benéfica para ambas as instituições, proporcionando oportunidades de intercâmbio que contribuirão para o enriquecimento acadêmico e profissional de alunos e professores. A expectativa é de que esta colaboração possa fortalecer ainda mais os laços entre as duas escolas de arquitetura e promover avanços significativos no campo da arquitetura e urbanismo.