Egresso de Jornalismo do UNINTA conclui mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico

O egresso do curso de Jornalismo do Centro Universitário INTA (UNINTA), Francisco José Albuquerque Nogueira, concluiu seu mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Sua pesquisa focou na participação de radialistas em programas de rádios em municípios da região norte do Ceará.

A dissertação, intitulada “Participação de Radialistas em Programas de Rádios em Municípios da Região Norte do Ceará”, teve como objetivo geral analisar a atuação e participação de mulheres radialistas em programas de rádios de municípios da região. Para isso, o jornalista selecionou programas das rádios dos municípios de Camocim, Sobral e Uruoca.

O tema de sua dissertação de mestrado foi uma evolução das discussões abordadas em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em 2017. O estudo realizou análises de conteúdo a partir de pesquisas documentais, incluindo o levantamento de documentos e registros em diários de campo. As conclusões destacaram o cenário da comunicação radiofônica regional, especialmente o papel das mulheres como vozes ativas nessas emissoras.

José atribui parte de seu sucesso acadêmico à sua jornada na graduação em Jornalismo no UNINTA, onde teve o apoio de excelentes professores que o auxiliaram e contribuíram para sua formação como pesquisador.

“Tenho o pensamento de que, enquanto profissionais de uma área, devemos sempre nos manter atualizados e nunca parar de estudar. A educação é o melhor investimento que podemos fazer”, afirma o egresso.

Ele expressou seu orgulho de ser egresso do UNINTA, destacando o papel fundamental da instituição em sua formação pessoal e profissional. Durante sua graduação, ele teve a oportunidade de realizar estágios e participar de projetos de extensão e pesquisa que contribuíram significativamente para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Agora, com a conclusão do mestrado, ele planeja continuar sua jornada acadêmica, buscando oportunidades para um doutorado e novos projetos de pesquisa.