Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA celebra a Cerimônia do Escalímetro

Na última terça-feira, dia 14, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou mais uma edição da Cerimônia do Escalímetro, um marco significativo para os calouros, representados pela turma 32N. Conduzido pela professora Alana Aragão, o evento ocorreu no auditório Eliana Aragão e contou com a participação entusiasmada dos estudantes.

O escalímetro, ferramenta emblemática do cotidiano tanto do estudante quanto do profissional de Arquitetura, representa a habilidade de trabalhar em diversas escalas de um projeto. Com ele, é possível produzir e transformar em uma outra materialidade algo existente no real, bem como criar no imaginável para depois convertê-lo em algo tangível.

A oradora da turma, Vitória Pereira Silva, emocionou a todos com suas palavras, ressaltando a união e determinação da turma em alcançar seus objetivos. “Durante esses pouco mais de dois meses fomos construindo laços, amizades, e muito conhecimento, está sendo um período muito emocionante para todos nós. Mesmo com toda dinâmica que a faculdade exige, nunca desistimos dos nossos sonhos, que é nos tornamos grandes arquitetos, seguindo todas as normas e com excelência para nos tornarmos grandes profissionais.”

O juramento, conduzido pela discente Jaqueline Soares Mesquita, reiterou o compromisso dos estudantes com a integridade acadêmica, responsabilidade e cumprimento de prazos, destacando a importância de priorizar o crescimento pessoal e profissional.

Estiveram presentes ao evento o coordenador do curso, Prof. Me. Adilson Manuel, a gestora pedagógica, Profª. Me. Elisangela Marquine, e as professoras Alana Aragão, Andrinne Cavalcante, Odalea Barbosa e Emilaine Pacheco, que compartilharam seu apoio e orientação aos estudantes. Eles enfatizaram a importância de uma formação baseada na ética, responsabilidade social e cidadania, destacando que os alunos não estão sozinhos nesta jornada.

A solenidade culminou com a entrega simbólica do escalímetro pelos padrinhos e professores, marcando o início desta jornada acadêmica repleta de desafios e conquistas.