Arquitetura e Urbanismo do UNINTA promoveu aula de campo em Buenos Aires

Participando de uma aula de campo em Buenos Aires, capital da Argentina, uma turma de 40 acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) teve a oportunidade de verificar presencialmente os modelos arquitetônicos da cidade. Na ocasião os estudantes ainda participarem da 16ª Bienal Internacional de Arquitetura, que aconteceu entre os dias 09 e 20 de outubro.

Acompanhados pelo coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA, Prof. Dr. João Carlos Correia, e pelos discentes, Profa. Me. Luzitelma Castro e Prof. Esp. Arlindo Vianna os estudantes estudaram as influências francesas, italianas e espanholas da cidade. Dentre os locais visitados pela comitiva do UNINTA, os professores destacaram a famosa Praça de Mayo, a Biblioteca Nacional da República Argentina, o Caminito, o Cemitério da Recoleta, o Delta do Rio Tigre, o Canal do Porto Madeiro, o Obelisco, a Casa Rosada (sede da presidência), dentre outros. A viagem à Argentina recebeu apoio financeiro do Centro Universitário, que patrocinou passagens e hospedagens ao grupo.

Para o Coordenador, Prof. João Carlos, as viagens são de grande relevância para a formação do arquiteto e urbanista.”Na hora de projetar, isso vai ficar na memória, porque eles viram. Não adianta passar aqui 500 slides sobre Buenos Aires, eles foram até lá e sentiram o cheiro, andaram, se sujaram, conversaram, então não se esquece nunca, isso fica para o resto da vida, por isso é tão importante”, destacou.

Para o estudante do 5º semestre, Thiago Mesquita, a experiência foi engrandecedora. “Foi uma experiência diferente, a gente saiu do Brasil. Foi minha primeira vez em Buenos Aires e tive a oportunidade de conhecer uma outra cultura, uma cidade pensada para as pessoas, para o coletivo. A arquitetura tem influência europeia, prédios barrocos, renascentistas, ricos em detalhes. Foi muito positiva esta vivência”, colocou.

Ainda segundo o Prof. João Carlos, a coordenação do curso e os estudantes já estão planejando o próximo destino. De acordo com o professor, as cidades Brasília ou Rio de Janeiro estão entre os sítios arquitetônicos a serem visitados pelos estudantes.

[mk_gallery images=”27777,27778,27779,27780″ column=”4″ height=”300”]