Curricularização da Extensão e sua Indissociabilidade do Ensino e da Pesquisa é tema do 7º Encontro Pedagógico da Uninta Itapipoca

O 7º Encontro Pedagógico da Uninta Itapipoca ocorreu no último dia 26 de janeiro, no auditório principal da Instituição. O evento contou com diversas palestras norteadas pelo tema: “Curricularização da Extensão e sua Indissociabilidade do Ensino e da Pesquisa”.

O momento inicial contou com as boas-vindas do diretor geral da Uninta Itapipoca, Prof. Filipe Leão Ferro, que citou Kant, filósofo crítico, que defendia a ideia de que a educação era um dos meios mais importantes para que o homem chegasse ao cerne mais profundo dele mesmo. “Na frase ‘O ser humano é aquilo que a educação faz dele’ é apoiada a ideia de que a educação é capaz de caracterizar relações morais e éticas, onde os problemas poderiam ser amenizados, ou até mesmo solucionados com o ensino”, afirmou o diretor.

O evento continuou com as palestras do Prof. Me. Francisco Mayron Morais Soares, “O Papel da Extensão Universitária na Construção de Saberes Científicos” e “Curricularização na prática: implementação docente”; do Prof. Dr. Geniel de Sousa da Rocha, “O Desafio da Curricularização da Extensão”; e da Profa. Dra. Maria Sinara Farias, “A Importância da Iniciação Científica na Formação Acadêmica.

A coordenadora de Pesquisa, Profa. Sinara Farias, fez a entrega das menções honrosas aos finalistas do Prêmio Destaque Universitário 2022 da Uninta Itapipoca, nas categorias extensão, científica e técnico-cultural. Também foi realizada a entrega das declarações de participação aos avaliadores dos trabalhos que concorreram à premiação.

O Encontro contou com a fala da diretora acadêmica da Uninta Itapipoca, Profa. Dra. Mariana Amaral Terra, que abordou a importância de se dedicar as questões pedagógicas na Instituição de Ensino Superior (IES). Foi realizada ainda uma apresentação cultural dos integrantes do Coral Institucional da Uninta Itapipoca Mayron Morais e Luís Davi Cordeiro. Houve também as apresentações da nova psicopedagoga Profa. Janayla Moura e do gestor de atendimento Luís Davi Cordeiro.

O evento foi encerrado com a entrega dos planners 2023 aos professores e coordenadores da Instituição.