Prof. Douglas Cursino – A importância do diploma de graduação para a vida profissional

Um diploma de graduação (Ensino Superior) é o documento que comprova a conclusão de um curso e habilita ao exercício de uma profissão. Para ser válido, deve ser reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

O mercado de trabalho passa por um momento cada vez mais competitivo, e é fundamental que os candidatos tenham uma formação de ensino superior para disputar as melhores vagas. Dessa forma, o diploma passa a ter suma importância na qualificação do profissional, além de ser um meio de comprovar o conhecimento para a atuação. Ninguém quer ficar para trás, não é?

É importante compreender as vantagens do diploma de graduação tanto para o ingresso no mercado de trabalho quanto para a realização pessoal e profissional. Dito isso, trago a seguir sete principais vantagens do ensino superior e, consequentemente, de se conquistar um diploma de graduação.

1. Vivência teórica e prática

Uma das melhores vantagens que um curso de graduação traz para o aluno é o desenvolvimento intelectual. Estudar numa instituição que possibilita o estudo teórico e prático, além do convívio com professores e colegas da mesma área, são essenciais na bagagem profissional.

O estágio obrigatório também é um exemplo de aprendizado prático, que leva os estudantes a atuarem na área e aprender com profissionais mais experientes.

2. Qualificação profissional

O diploma é um diferencial no currículo que agrega a sua qualificação profissional. Atualmente, somente a formação básica não é suficiente para ter vantagem em um processo seletivo. Um curso superior direciona a carreira do profissional e o coloca numa posição vantajosa. Sem contar que os empregadores procuram pessoas que estejam preparadas para desempenhar uma função que exige habilidades e competências específicas, quase sempre alcançadas apenas por meio da graduação.

3. Experiências que proporcionam um conhecimento maior da área de atuação

Um ambiente acadêmico proporciona diversas experiências. Qualquer que seja a sua área de atuação, na faculdade você descobrirá que existem várias possibilidades dentro da mesma profissão.

Descobrir qual área se encaixa melhor no seu perfil não é tarefa fácil. Na graduação, geralmente é conseguido isso através das disciplinas, que proporcionam uma visão ampla de cada segmento.

4. Crescimento pessoal

Não é somente nos aspectos acadêmicos e profissionais que você sai ganhando. Através de um ensino superior, a convivência com pessoas diferentes, métodos variados e as responsabilidades do curso são aprendizados que serão carregados por toda a vida pessoal. Nesse período, é preciso adquirir habilidades de relacionamento nos trabalhos em grupo, que serão importantes na sua carreira.

5. Reconhecimento no mercado de trabalho

Ter um diploma de um curso de qualidade, em uma boa faculdade, traz reconhecimento e destaque no mercado de trabalho, entre outros benefícios. Isso é fundamental para colocar o candidato em vantagem na disputa por uma vaga de emprego.

6. Oportunidade de maiores salários

O mercado de trabalho valoriza o estudo e entende que esse profissional está mais qualificado para exercer determinada função, por isso merece um salário maior. A possibilidade de atingir cargos mais altos também aumenta, assim como a remuneração.

7. Oportunidade de especialização

O diploma também dá a possibilidade da educação continuada, por meio dos cursos de especialização (Lato Sensu) e pós-graduação (Stricto Sensu). A maioria só pode ser feita por quem já é formado, portanto, quem já possui formação superior está na frente, sendo importante ressaltar que o diploma sozinho não garante o sucesso profissional, apesar de ser um grande passo para você conseguir sua independência financeira.