POR MARIANA TERRA – O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA PARA A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO

A gestão pedagógica de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) não é tarefa fácil. Todos os colaboradores devem atuar alinhados visando o desenvolvimento educacional dos acadêmicos. É necessário observar se existem “gaps” na aprendizagem capazes de serem solucionados ao longo da jornada do aluno, ou mesmo se as avaliações estão sendo assertivas. É assim que podemos compreender o quanto a gestão pedagógica é essencial para o andamento da Instituição.

A governança educacional exige que os princípios, objetivos, processos e ferramentas usadas ​​para as ações estejam alinhadas com as escolhas políticas que moldam a sociedade na qual a educação deve ser construída. Todo o desenvolvimento de habilidades e construção de saberes dos estudantes passam por uma gestão pedagógica, que é primordial para uma boa atuação nas competências de toda a comunidade acadêmica.

Analisar, interpretar, pensar, repensar,  e refletir criticamente a despeito da coordenação pedagógica e da gestão educacional, num viés teórico-prático, é imprescindível hoje e sempre, haja vista que são muitas as facetas, lacunas, limitações, possibilidades, potencialidades e perspectivas que engendram os caminhos para uma educação de qualidade.

Estar à frente da direção pedagógica da Uninta Itapipoca me permitirá experienciar diversas nuances que permeiam o campo dos saberes, além de contribuir para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária, visto que a Instituição já possui um viés humanitário, visando o crescimento da comunidade de Itapipoca e região.

Dito isso, acredito que o novo semestre letivo será de grande enriquecimento para toda a comunidade acadêmica da Uninta Itapipoca, com todos os colaboradores comprometidos profissionalmente e eticamente para a realização das ações necessárias, que visam o desenvolvimento de todos que atuam na IES.