Por Amilton Costa – Bem-vindos, ao novo!

A todo instante somos confrontados com distintas possibilidades: de começos, fins e recomeços. Cada ciclo carrega a marca de nossa trajetória, e cada um constrói a realidade, transforma e reinventa, muitas vezes, um novo caminho.

Hoje, já não somos mais os mesmos de outrora, palavras, histórias e vidas que marcaram nossa trajetória nos dão forças para seguir. Assim, a educação ancora grande parte de nossas vidas. E tudo começou antes mesmo da escola, na sala de nossa casa, nos carinhos e afetos de nossos pais, familiares e amigos mais próximos. Crescemos, adentramos à escola e adquirimos novos valores, crenças. Mudamos completamente a rota traçada minutos antes. Nos deparamos com normas, regras e distintos caminhos. Muitas vezes díspares e estranhos ao nosso cotidiano. Porém, isso é o que nos fortalece. E seguimos.

O ambiente acadêmico requer muito de nossas ações de ontem, assim como molda o que seremos amanhã, ultrapassando os muros da universidade. Porque tudo se transforma cotidianamente. O espaço da web, a inteligência artificial, as redes sociais são uma realidade, mas não podemos nos tornar vítimas desse sistema; muito menos opressor e fazer das arrobas e curtidas uma prisão, uma bolha imaginária.

O mundo real nos espera. As portas da universidade se abrem e com elas uma imensidão de oportunidades. Que estejamos abertos ao novo, para beber da fonte de conhecimentos e seguir crescendo, evoluindo, como pessoas e profissionais. Sempre pautados pelo respeito, ética, humildade e alteridade. Que tenhamos um semestre enriquecedor e transformador de nossas vidas!