Psicologia comemora o Dia do Psicólogo

Na segunda-feira (10), o curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pelo Prof. Me. Neto Muniz, realizou um momento de integração entre docentes e discentes, com o tema “Luta Antimanicomial”. O evento aconteceu em alusão ao Dia do Psicólogo, que anualmente é comemorado em 27 de agosto.

O coordenador Prof. Me. Neto Muniz comentou sobre a escolha da data. “Esse momento foi pensado para comemorar o Dia do psicólogo e também para uma integração entre os estudantes calouros e veteranos. Por esse segundo motivo que esperamos até hoje, quase um mês depois da comemoração do dia do profissional, para realizar o evento”, colocou.

Ainda de acordo com o coordenador, sempre é válido discutir o tema abordado. “O nosso objetivo é fazer uma crítica à história dos manicômios no Brasil, lembrando que no prédio do UNINTA, há muito tempo atrás, funcionou a Casa de Repouso Guararapes, um hospital psiquiátrico que usava a tortura como método de tratamento. Por isso, nunca é demais falar de luta antimanicomial aqui na instituição”, declarou o professor.

O evento foi dividido em três espaços distintos, com duas salas de aula que disponibilizaram as exposições “A Vida Com Muros” e “A Vida Sem Muros”, na primeira foram exibidos fotos e cenários de manicômios reais e na segunda os trabalhos artísticos dos pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). O terceiro espaço contou com roda de conversa entre os professores e acadêmicos no gramado da instituição.