Gestor em Evidência: Coordenador do Curso de Direito do UNINTA conquista título de Pós-Doutor na Universidade de Salamanca, na Espanha

Em mais uma conquista acadêmica de destaque em sua trajetória profissional, o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA), Prof. Manoel de Castro Carneiro Neto, conquistou o título de Pós-Doutor na Universidade de Salamanca, na Espanha. O seu trabalho teve como tema “As Decisões Vinculantes e a Dignidade da Pessoa Humana”.

A linha de concentração da pesquisa do docente foi ‘Derechos Humanos, de los Derechos Sociales a los Derechos Difusos’ (Direitos Humanos, dos Direitos Sociais aos Direitos Difusos).

O estudo foi desenvolvido com o propósito de avaliar as decisões vinculantes, que, dentre outras coisas, impedem os juízes de analisarem livremente alguns processos com base em precedentes de tribunais superiores, impedindo-os de julgarem conforme a peculiaridade de cada processo. O objeto avaliado fere os princípios constitucionais fundamentais e é incompatível com o ordenamento jurídico, ferindo os Direitos Humanos.

O Prof. Pós-Dr Carneiro Neto pontuou sobre a conquista e o reflexo dela para qualificar ainda mais o curso de Direito do UNINTA. “A qualidade de um curso de graduação é medida pela soma de vários fatores, Infraestrutura; Acervo Bibliográfico; Matriz Curricular, entre outros… e a qualificação e titulação dos professores é um destes fatores. E, claro, ter um professor Pós-Doutor é sempre bem vindo a qualquer instituição de ensino”.

Em suas palavras, o coordenador destacou a excelência do seu corpo de professores. “Acredito que minha titulação, aliada à experiência acadêmica e de gestão tenham muito a contribuir com nosso colegiado, principalmente por eu ser parte de um todo unido e comprometido com a qualidade. Já temos um número considerável de professores mestres e doutores. Temos atualmente 10 professores em fase de doutoramento e 7 professores realizando mestrado, ou seja, nos próximos 2 ou 3 anos teremos o colegiado jurídico melhor titulado do Ceará! Isso certamente será revertido em melhorias para nossos estudantes”. Finalizou.

Para conhecer melhor a vida acadêmica do Prof. Pós-doutor Manoel de Castro Carneiro Neto, acesse seu Currículo Lattes disponível em lattes.cnpq.br/5777044212573662.

Direito no UNINTA
Com um vasto campo de trabalho com excelentes oportunidades de remuneração, a carreira no Direito pode alcançar os melhores salários do Brasil. O mercado de trabalho é promissor, seja pela abertura de concursos públicos em diversos níveis e cargos, seja por meio das oportunidades de atuação privada, como na advocacia e no magistério.

A graduação do UNINTA tem duração de 05 anos e foi autorizada com nota máxima no Ministério da Educação (MEC). Conta com um time de professores qualificados e acesso a várias atividades de aprofundamento e aprimoramento de conteúdo.

Os acadêmicos têm a oportunidade de atuar junto a comunidade no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), em atividades de responsabilidade social, ofertadas pela execução de projetos de Extensão, e no projeto Laços de Família, parceria da instituição com a Defensoria Pública do Estado do Ceará que promove mediação e conciliação.

Além disso, a graduação possui um grande índice de aprovações no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O curso busca diariamente aprimorar a qualidade da educação repassada aos discentes em sala de aula e nos campos de prática através do time de professores. Os alunos ainda são acompanhados individualmente, em uma tutoria especializada que os orienta no planejamento dos estudos e no desempenho da aprendizagem.

Projeto Gestor em Evidência
Com o objetivo de reconhecer e divulgar as conquistas profissionais dos gestores que atuam nas Instituições de Ensino Superior mantidas pela AIAMIS, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG) do Centro Universitário Inta (UNINTA), desenvolveu em 2021, o projeto “Gestor em Evidência”.

A iniciativa destaca as ações excepcionais dos líderes de equipe que se empenham diuturnamente, com comprometimento e expertise, em cumprir a missão das IES. Bem como oportunizar à comunidade acadêmica conhecer melhor aqueles que constroem o ensino superior de excelência ofertado pelas instituições.