Educação: Livro de Pró-Reitora do UNINTA resgata a importância histórica dos educadores sobralenses para o Brasil

A excelente educação sobralense, o que para muitos parece ser um fenômeno recente, é na verdade consequência de uma trajetória que tem suas origens ainda no início da ocupação e colonização do território que hoje abriga o município. Esta é uma das conclusões da análise investigativa da Pró-Reitora de Educação Continuada do Centro Universitário Inta (UNINTA), Profa. Me. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, que deu origem ao livro “Educação de Sobral: História e Memória (1750-1960)”. A educadora foi homenageada pela TV Assembleia, no último dia 05 de julho, em programa alusivo aos 249 anos da cidade de Sobral.

“Educação de Sobral” resgata uma linha do tempo histórica, por meio de uma análise investigativa sobre a trajetória e experiências de instituições escolares e biografias de educadores que atuaram diretamente na cidade desde o início da colonização até meados do século XX, contemplando o surgimento, a evolução e a atual situação de cada um. A importância destes profissionais, bem como a influência e o impacto de suas atividades na construção da educação brasileira são pontos de destaque deste estudo.

“Foram 04 anos para a produção e cheguei a ler 1.000 biografias, onde é contada a história de vida de muitas pessoas”, afirma a Pró-Reitora. “Tive o cuidado de trazer uma leitura agradável, algo não tão científico. Ao ler o livro, o leitor tem a sensação de que pode dar continuidade na história, com início, meio e fim”, conclui.

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona, Profa. Eliza Angélica ocupa também o cargo de diretora do Centro de Ciências Humanas, Exatas e Tecnológicas do UNINTA. A educadora é uma das referências na área, já atuando como supervisora do Movimento Brasileiro de Alfabetização; Gerente Regional da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e professora da Rede Estadual – Crede 6.

Graduada em Teologia, Pedagogia e História, a docente ainda tem em seu currículo um mestrado em Ciências da Educação, além de especializações em Didática do Ensino Superior e em Ciências da Educação.

A entrevista completa ao Programa Cabeceira, da TV Assembleia, pode ser assistida em: youtube.com/watch?v=b1-81b5Hi7Q.