Por Filipe Ferro – Janeiro Branco: a promoção da saúde mental para o equilíbrio emocional e a melhoria da qualidade de vida

“A vida pede equilíbrio” é o tema da campanha Janeiro Branco de 2023. O primeiro mês do ano inspira as pessoas a refletirem sobre suas vidas, seus relacionamentos, sobre como se sentem, o que passaram e o que desejam alcançar no ano que se inicia. Ter equilíbrio na vida significa manter a vida balanceada e saudável nas mais diversas esferas, além de priorizar o autocuidado.

Chegamos em um novo ano e temos uma página em branco para preencher. Novas ações serão realizadas na Uninta Itapipoca e novas histórias serão construídas por toda a comunidade acadêmica. Em alguns momentos os caminhos para a realização daquilo que almejamos não são fáceis e é por isso que é preciso praticar o autocuidado e buscar ter equilíbrio emocional para seguir diante das adversidades.

Ter controle emocional pode ser algo difícil quando não estamos preparados, o que pode afetar diretamente a forma como tomamos decisões, superamos dificuldades, praticamos a resiliência e continuamos nossas vidas.

Hoje, a Uninta Itapipoca está preparada para acolher e contribuir com o equilíbrio de discentes, docentes e demais colaboradores. Contamos com um atendimento especializado por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que oferece para a população de Itapipoca e região atendimentos gratuitos, com o objetivo de promover a saúde mental e garantir uma melhor qualidade de vida.

Para manter a saúde mental em um ambiente universitário é preciso planejar os estudos e focar na carreira. É preciso encontrar o equilíbrio de vida para conseguir lidar com todo tipo de dificuldade, o que vai desde um término de namoro, uma nota baixa, um colega complicado, uma seleção de estágio até demais questões emocionalmente relevantes. Devemos aproveitar nossas páginas em branco e escrever novos capítulos de nossas histórias para trazer mais equilíbrio e saúde mental ao nosso dia a dia.

A saúde emocional é responsável por ajudar uma pessoa a focar em seus desejos e enfrentar os problemas sem perder a racionalidade ou se desesperar diante das adversidades. Que neste novo ano possamos cuidar de nossas emoções e manter o equilíbrio necessário para viver com mais saúde e qualidade de vida!

Uma resposta