Comunicação e Saúde – Renata Cordeiro

Com a chegada do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, temos mais uma campanha ganhando força nas mídias sociais e demais meios de comunicação. Desse modo, podemos observar como a comunicação social tornou-se uma ferramenta poderosa para a divulgação das campanhas relativas ao bem-estar social.

A comunicação em saúde é uma utilização de estratégias de informação que pode influenciar nas decisões de pessoas e comunidades. Por esse motivo, deve ser usada amplamente, porém de forma pertinente ao âmbito da saúde.

Os processos de informação e comunicação têm importância crítica e estratégica nos serviços de saúde e por isso, são primordiais para as campanhas de valorização da vida, como por exemplo: o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul.  Cada uma necessita de uma atenção especial, de acordo com o seu intuito.

No caso do Novembro Azul, a falta de informação pode ser uma das grandes barreiras que intimida muitos homens a realizarem exames de prevenção e, consequentemente, obterem o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Conhecido mundialmente como o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é uma data extremamente importante e deve ser disseminada nos meios de comunicação, visando incentivar os homens a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento da doença.

Se você é profissional da saúde ou da comunicação, busque conhecer estratégias que possam contribuir ainda mais para a disseminação das campanhas de prevenção. Esse é um trabalho essencial para ajudar a prevenir doenças e contribuir com o bem-estar da sociedade.

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