Docente de Fisioterapia do UNINTA é aprovada em 1º lugar no Doutorado na UECE

A docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA), Samila Sousa Vasconcelos foi aprovada em 1º lugar geral no Doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará – UECE. A futura Doutora mencionou em sua tese o “Uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) por Doulas nos Centros de Parto Normal do Ceará”.

Em sua pesquisa, abordou o apoio contínuo ao parto, trazendo benefícios clínicos mensuráveis para a mãe e o bebê. Esse apoio refere-se ao cuidado, orientação e incentivo prestado por quem acompanha a gestante em trabalho de parto, tendo por objetivo apoiar a fisiologia do parto e os sentimentos de controle e participação da mãe na tomada de decisões. Nesse cuidado contínuo, evidencia-se, principalmente dentro do movimento pelo parto humanizado, o trabalho das doulas, que propõem práticas baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, na Medicina baseada em evidências e com o menor número de intervenções possível.

Dentre as técnicas utilizadas pelas doulas estão as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). As doulas, ao usarem as PICs, mesclam saberes tradicionais e conhecimentos técnicos, contribuindo na otimização do processo natural do parto, diminuindo o tempo, melhorando o controle da dor, humanização, respeito, autonomia e empoderamento da mulher.

Preceptora do UNINTA desde 2011, foi no ano de seu ingresso no Mestrado, em 2014, que iniciou sua trajetória docente na Instituição, onde ensina até hoje, integrando também o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e atuando como Gestora de Estágio do curso.

A docente comentou sobre sua conquista e acrescentou, em suas palavras, o suporte que recebeu da instituição e dos colegas de trabalho. “Fiquei muito feliz com a conquista da aprovação no Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UECE. Foi um longo período de preparação para que isso fosse possível. Nesse processo, recebi muito apoio e orientações de colegas docentes da instituição que já cursam o Doutorado e sou muito grata por isso. Sei que tudo isso só é possível por fazer parte de uma Instituição que valoriza e estimula a formação do professor, sempre primando pela qualidade do serviço ofertado. Agradeço ao UNINTA por tornar essa conquista possível”. Complementa.

Sobre o Curso de Fisioterapia do UNINTA
O Curso de Fisioterapia do UNINTA tem duração de 05 anos e forma profissionais para prevenir, diagnosticar e recuperar indivíduos às necessidades de saúde e funcionalidade, contribuindo com a descoberta de novas e melhores soluções para os problemas ligados aos distúrbios de órgãos, sistemas ou funções corporais.

A graduação possui nota máxima no MEC e conta com uma grande estrutura para apoiar seu aprendizado, com salas de aula e laboratórios modernos e confortáveis, professores mestres e doutores que são referência na área, projeto pedagógico de excelência e a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa, Extensão e de programas de monitoria, aproximando-o desde cedo das habilidades práticas e do contato com a comunidade, reforçando sua formação.

O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.