Curso de Engenharia Civil realiza experimento de Dilatação Linear

Os alunos do 3º semestre do curso de Bacharelado em Engenharia Civil participaram de aula prática, no último dia 08 de março, no laboratório de física experimental da Uninta Itapipoca. Foi realizado um experimento de Dilatação Linear com acompanhamento do Prof. Me. Clenilson Souza.

O estudo faz parte da disciplina Práticas Essenciais em Engenharia III. De acordo com o Prof. Clenilson, foi visto como ocorreu o aumento de uma barra de alumínio ao ser aquecida. Foi demonstrado, de forma bastante expressiva, o aumento dessa barra após a aplicação de transferência de energia térmica.

Os alunos perceberam a concretização depois da explanação da teoria da dilatação linear de uma barra de alumínio. O Dilatômetro consiste num experimento a fim de verificar, analisar e compreender o comportamento de substâncias sólidas e líquidas conforma a variação de temperatura em ambiente com pressão normal.