Boas práticas de Comunicação contribuem para uma maior conscientização e para o cuidado com o outro

O Setembro Amarelo propõe o engajamento na campanha mundial voltada para a promoção de ações em prol da saúde mental e de valorização da vida. Instituições e veículos de imprensa de todo o Brasil se mobilizam para discutir um problema que provoca, anualmente, a morte de milhares de pessoas no País, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para além das campanhas de conscientização, a Comunicação é primordial nesse momento.

Atualmente, a conscientização sobre a prevenção ao suicídio ocorre com mais ênfase desde a criação da campanha Setembro Amarelo. Essa é uma grande conquista, visto que abordar temáticas relacionadas ao assunto ainda é algo visto como um tabu. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram nesse movimento que vai de Norte ao Sul do Brasil.

Ter uma instituição como a Faculdade Uninta Itapipoca engajada em disseminar o assunto e propagar a importância da prevenção ao suicídio é de extrema importância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade de Itapipoca. O tema da campanha deste ano, “A Vida é a Melhor Escolha”, aborda a importância de falar a respeito da prevenção, tendo a informação como um dos principais meios de transformar o cenário no País.

Ter a Comunicação como aliada na ajuda ao próximo ainda é a melhor saída para lutar contra esse problema que é tão grave. É muito importante que as pessoas saibam identificar quando estão diante de alguém que precisa de ajuda. Ter empatia e conhecer de que forma é possível contribuir com o outro é fundamental para auxiliar no encaminhamento ao tratamento adequado. A informação também pode salvar vidas!