Arquitetura e Urbanismo do UNINTA realiza Cerimônia do Escalímetro da turma 30

Na segunda-feira, 19 de junho, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu a Cerimônia do Escalímetro para a turma 30. O momento, que faz parte das atividades do primeiro semestre da graduação, aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues.

O instrumento, em formato de prisma triangular com seis réguas com diferentes escalas, é utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzidas. Para os profissionais da Arquitetura e do Urbanismo, o escalímetro simboliza a ideia de referência, precisão e ao mesmo tempo flexibilidade na concepção projetual.

Com o Escalímetro, os acadêmicos iniciam a produção gráfica de projetos, em um processo interdisciplinar, resultado da relação entre um contexto, condicionantes espaciais, ambientais, legais, econômicas, sociais e referências pessoais, profissionais e princípios teóricos que norteiam a materialização de uma ideia.

Para compor a mesa de honra do evento, estiveram presentes o coordenador do curso, Prof. Me. Adilson Manuel, a gestora pedagógica, Profa. Me. Elizangela Araújo, a gestora de extensão, Profa. Me. Eloíse de Brito, e o docente Prof. Me. Herbert Rocha.

A oradora da turma, Maria Mízia Ribeiro Albuquerque, fez um discurso inspirador aos participantes. “É um curso que te presenteia com um olhar diferente do mundo, faz observar tudo que nos cerca com mais profundidade, mais conhecimento e mais propriedade. Por isso, eu acho que Arquitetura é um curso para pessoas apaixonadas”, disse em sua fala.

Após o recebimento do escalímetro, das mãos de padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios acadêmicos, a acadêmica Ana Laura Freitas Rocha encerrou a cerimônia com o juramento.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA:
Com duração de 5 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com nota 4 e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental. Promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características. Tudo isso permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2023.2 já estão abertas em vestibular.uninta.edu.br.