Pesquisar
Close this search box.

Arquitetura e Urbanismo do UNINTA promove I Simpósio de Artes, Cultura e Patrimônio

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou, nos dias 4, 5 e 6 de março, o I Simpósio de Artes, Cultura e Patrimônio. O evento, idealizado pela Liga Acadêmica de Patrimônio e Museologia, teve por objetivo viabilizar um espaço de discussão acerca da produção científico-cultural da história sobralense, reunindo professores, acadêmicos e entusiastas das temáticas abordadas.

A Profa. Me. Mariana Sampaio afirmou que a ideia da criação do simpósio surgiu a partir da liga acadêmica do curso. “Num primeiro momento, não tínhamos nenhuma liga no curso de Arquitetura e Urbanismo, e senti a necessidade de criarmos a partir das disciplinas que ministrava, possibilitando, assim, um leque de oportunidades de estudos das temáticas de museologia e patrimônio, por exemplo. Diante disso, planejamos e, agora, realizamos nosso primeiro simpósio, colocando em prática as ideias e promovendo discussões importantes no meio acadêmico”, declarou.

A programação do I Simpósio de Artes, Cultura e Patrimônio possibilitou debates por meio das palestras realizadas como o tombamento de Sobral e as patologias na conservação e restauro. Ainda na programação, os inscritos participaram de uma colagem manual na maquetaria do curso e participaram do workshop “O Documentário como Metodologia de Pesquisa”.

O simpósio possibilitou, ainda, a aproximação dos acadêmicos com equipamentos culturais acessíveis ao público no município, por vezes pouco conhecidos por parte da população, como o Museu Dom José e o Museu do Eclipse, com o intuito de fortalecer e valorizar ainda mais as manifestações artísticas locais.

Deixe um comentário

Fechar
modal