Acadêmicos do curso de Gastronomia do UNINTA participam da cerimônia de entrega do Dólmã

Os acadêmicos do curso de Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram na noite desta quinta-feira, 02, da cerimônia solene de entrega do Dólmã (roupa de chef de cozinha). O evento foi realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a transmissão do canal oficial do UNINTA no Youtube. A solenidade seguiu os protocolos de biossegurança e procedimentos que garantiram a integridade de estudantes e professores.

A vestimenta é um equipamento de Proteção Individual – EPI, portanto, o uso é obrigatório nas aulas práticas do curso. Além disso, a realização da cerimônia da Dólmã foi implementada para que os discentes de Gastronomia reconheçam a importância do uniforme para um profissional de cozinha.

O coordenador do curso, Prof. Sávio Sampaio falou sobre a realização da celebração. “Essa é a nossa primeira cerimônia do Dólmã. É um momento que marca e divide o curso entre as aulas teóricas e práticas. Ela é muito importante, os estudantes vão levar para a vida toda. Eu costumo dizer que a minha roupa de festa é a Dólmã. Tenho 14 anos de formação em chef de cozinha e meu guarda-roupa só tem Dólmã, é uma vestimenta que muito me orgulha. Quando eu coloco ela, parece que estou colocando uma capa de super herói”. Destacou.

“O meu sentimento é de gratidão. Foi tudo lindo, é um sonho realizado por mim e pela minha família. Eu amo gastronomia e está vestindo a Dólmã é um sentimento maravilhoso. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer até a formação, mas só de estar aqui presente com essa vestimenta é algo maravilhoso”. Declarou a acadêmica do 2º semestre, Lívia Marques.

Sobre o curso de Gastronomia do UNINTA
O curso de Gastronomia do UNINTA tem duração de 2 anos e 6 meses e prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares.

O curso oferece aos estudantes a prática aliada ao conhecimento teórico desde o início. Além de valorizar a cultura tradicional gastronômica local procurando desenvolver a percepção inovadora de cada aluno. E, ao final do curso, o aluno se qualifica a manusear e preparar alimentos, fazer a gestão de pessoal e fornecimento e cuidar de segurança alimentar, processos industriais e legislação relacionada à indústria alimentícia.

As inscrições para a turma de 2021.2 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares.