UNINTA oferece serviços de saúde gratuitos no NAPI

Pensando em desenvolver um campo que estimula estudantes e professores a interagirem com a comunidade de Sobral, o Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI), projeto idealizado pela Pró-Reitora de Carreiras da Saúde, Profa. Drª. Michelle Alves e a Diretoria de Estágios, Profª Me. Lourdes Claudênia, funciona como modelo prático para os estágios dos acadêmicos. O espaço já realizou aproximadamente 10 mil atendimentos gratuitos desde a sua inauguração em 2016.

Desta forma, o NAPI é um espaço que, através da interdisciplinaridade, busca desenvolver competências, habilidades e práticas acadêmicas, com foco na aproximação com a comunidade e na premissa da responsabilidade social. Hoje o espaço conta com estagiários dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Direito, além de 3 Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina: Liga Acadêmica de Endocrinologia (LIAE), Pediatria (LIPED) e Saúde da Mulher (LASM).

A coordenadora e Assistente Social, Profª. Esp. Angela Albuquerque Rodrigues, nos falou um pouco sobre estar a frente do projeto. “O NAPI está conquistando uma importância para a comunidade devido à carência de serviços de saúde no município e região. A divulgação, muitas vezes, acontece através dos estudantes, que disseminam a qualidade de nossos serviços. Aos poucos a comunidade está tomando conhecimento do que ofertamos, o que é muito gratificante para nós. Ao possuir um espaço de excelência, um ambiente com salas de habilidades e observações, oferecemos as melhores condições para os acadêmicos, que são estimulados, através da interdisciplinaridade, ao aprendizado com ênfase no ensino-serviço-comunidade”, comentou.

Confira todos os serviços ofertados

• Biomedicina: citólise e urinálise.
  • Enfermagem: Saúde da Mulher, procedimentos, imunização.
  • Educação Física: Serviços de Pilates, Acupuntura, avaliação e atividade física em grupo de convivência.
  • Farmácia: Atenção Farmacêutica e acompanhamento Multiprofissional de pessoas com hipertensão e Diabetes.
  • Fisioterapia: Clínica, respiratória, reabilitação motora infantil e do idoso, traumas e tratamento da dor.
  • Nutrição: Patologias e Ambulatório de nutrição e doenças crônicas, de nutrição materno infantil, pediátrica e adolescência.
  • Psicologia: Psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos).
  • Pedagogia: Brinquedoteca.
  • Direito: Orientação Jurídica em civil, família, penal, trabalho, previdenciário.
  • Serviço Social: Acolhimento, esclarecimentos e integração dos pacientes/usuários aos serviços oferecidos pelo NAPI