Neurônio motor e células da glia. Autora: Maria Naiara Alves do Nascimento, estudante do curso de Nutrição.

Projeto do UNINTA é selecionado para exposição inusitada

Fotos relacionadas aos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Histologia e Embriologia, do curso de Nutrição do Centro Universitário INTA (UNINTA), compuseram a exposição Arte sob o Microscópio, promovida pela Universidade Federal do Ceará (UFC), nos dias 29, 30 e 31 de agosto. A estudante do UNINTA, Maria Naiara Alves do Nascimento e seu orientador, o professor Mauro Vinicius Dutra Girão, foram selecionados para expor seus registros na categoria Microscopia Óptica.

Segundo a estudante, a passagem pela monitoria foi uma experiência enriquecedora, que permitiu novas e gratificantes experiências. “A monitoria foi uma oportunidade que me trouxe um maior enriquecimento acadêmico e que me influenciou a ter um maior interesse em participar de eventos. A oportunidade da exposição me fez aprofundar conhecimentos em uma área específica. Sob a orientação do professor Vinicius D Girão pude complementar meus conhecimentos científicos e pedagógicos’’, colocou.

De acordo com o professor Vinicius Dutra Girão, a busca do alinhamento da teoria com a prática é uma constante nas suas aulas. “É sempre valoroso e necessário estimular os estudantes a buscarem novas formas de aprendizagem, principalmente, através do aprofundamento teórico e da utilização de novas tecnologias. A exposição coincidiu com a forma que trabalho em sala de aula.”, destacou.

A exposição

O objetivo da exposição foi de apresentar à comunidade imagens obtidas por microscopia óptica ou eletrônica com impacto visual que expresse a beleza artística por trás do caráter científico da imagem. A exposição possuía três categorias para os registros fotográficos: Microscopia óptica, a forma tradicional da microscopia, que foi inventada antes do século 18 e é ainda usada com frequência, Micoscopia óptica confocal, que é microscopia digital de alta resolução e Microscopia eletrônica, que é capaz de produzir as maiores ampliações entre todos os modelos de microscópios.

Ovário com células foliculares e folículo antral. Autor: Mauro Vinicius Dutra Girão, professor do UNINTA