Odontologia realiza cerimônia do Jaleco para turmas 21 e 22

Discentes do primeiro semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram na quinta-feira, 11 de maio, da Cerimônia do Jaleco. A solenidade, tradicionalmente promovida por todos os cursos da saúde, foi realizada no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, contando com a presença de aproximadamente 60 estudantes das turmas T21 e T22.

Durante o evento, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Em seguida, prestaram o juramento reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão.

De acordo com a Gestora Pedagógica, Profa. Esp. Ana Virgínia Parente Guimarães Oliveira, “a Cerimônia do Jaleco na odontologia acontece para os estudantes do primeiro semestre, pois eles utilizam o equipamento desde o início do curso, com as aulas práticas nos laboratórios. Alguns cursos só realizam esse momento quando os acadêmicos estão entrando no mercado de trabalho através do estágio, mas no nosso caso é ideal que aconteça no primeiro contato do discente com a universidade”, colocou a organizadora do evento.

A estudante da T21, Aricia Maria Frota Silva contou de que forma o momento agregou em sua vida acadêmica. “Pude perceber a partir desse dia o quão importante é a profissão que eu escolhi, o quão forte é o significado do recebimento do jaleco e o uso dele. Como nossas professoras falaram, iremos cuidar de vidas e não de bocas. O jaleco não nos torna deuses e sim submissos, consequentemente, mais humanos, pois carregamos uma imensa responsabilidade com a vida da população. Devemos estar atentos ao que o povo necessita, e por isso, com essa motivação, me esforçar nos estudos e ser participativa no decorrer da faculdade. Além disso, fizemos um juramento, como futuros cirurgiões dentistas, e irei carregar com orgulho esse juramento, pois sei que ao me esforçar, vou ser boa em minha profissão”.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Odontologia do UNINTA
Reconhecido pelo MEC com uma das maiores notas do Brasil, a graduação em Odontologia do UNINTA possui hoje a maior estrutura física do estado do Ceará. O curso possui laboratórios de ciências básicas, laboratórios de habilidades odontológicas, além de pré-clínicas e uma clínica-escola com 02 mil metros quadrados e capacidade para até 90 atendimentos simultâneos.

Ao longo de 05 anos, os acadêmicos aprendem a exercer a profissão com metodologias modernas e professores qualificados, com experiência profissional e docente. Além da teoria em sala de aula, os alunos têm diversas oportunidades para adquirir conhecimento, através de projetos que atendem a comunidade, monitorias, ligas acadêmicas e centenas de campos de estágios.

As inscrições para a próxima turma estão abertas, com processo seletivo 100% online e elegível a financiamentos estudantis. Inscreva-se em: uninta.edu.br/vestibulares