UNINTA sedia realização da Primeira Fase do Exame Nacional da OAB

Neste domingo, 26 de fevereiro, o Centro Universitário Inta (UNINTA) campus Sobral sediou a prova nacional da 1ª fase da prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A avaliação foi realizada no prédio Sede II do UNINTA, reunindo aproximadamente 500 pessoas. Docentes e colaboradores da graduação de Direito ofereceram uma recepção com água, energético, chocolates, sorvetes e canetas.

A prova foi composta por 80 questões de múltipla escolha. É necessário atingir o perfil de 50% de acertos para passar para a 2ª fase, marcada para o dia 30 de abril de 2023.

O Coordenador do curso, Prof. Pós-Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto, fez uma estimativa de quantos acadêmicos fizeram o exame e comentou sobre o retorno positivo que recebeu. “Não temos este levantamento com exatidão, pois a inscrição é feita diretamente na OAB, mas imaginamos que cerca de 120 alunos e egressos participaram. Ainda não temos números oficiais, porque ainda não foi anunciado o resultado, mas pelas manifestações dos alunos nos grupos e redes sociais, nosso aproveitamento continuará acima da média”.

Nos últimos anos, a graduação em Direito do UNINTA tem mantido um percentual acima de 80% na aprovação da segunda fase do exame.

A preparação ocorre ao longo de toda a graduação, com simulados gratuitos, minicursos com foco na prova, elaboração de peças, aulas que tratam dos temas mais cobrados, além de parceria com cursos preparatórios e formação de grupos de estudos direcionados.

O Gestor ainda destacou que fez questão de estar presente na recepção, ressaltando a importância da atuação dos professores. “Junto com o nosso corpo docente temos um papel fundamental nessa manutenção de um alto índice de aprovações. Foi uma ação de grande valia, a receptividade foi pensada com muito carinho, para dar um último abraço e passar uma tranquilidade. Lembrando que até alguns anos atrás era feito pelas universidades uma ação de acolhida apenas para a 2ª fase, entretanto, o UNINTA mais uma vez saiu na frente em outras edições e foi a primeira instituição a se fazer presente nas duas etapas. A partir daí seguiram o nosso exemplo”. Finalizou.

Foram autorizados a fazer a prova bacharéis em direito e estudantes de direito que estão cursando o último ano da graduação (ou os dois últimos semestres). Vale lembrar que a aprovação é requisito para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.