UNINTA realiza lançamento de políticas de preparação para o ENADE

Com o intuito de sensibilizar os docentes do Centro Universitário Inta (UNINTA) sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, promoveu, na terça-feira (23), a noite de lançamento da Política de Desenvolvimento Institucional de Preparação para o ENADE. O evento aconteceu no auditório principal da IES e reuniu coordenadores de cursos e diretores.

Durante o momento, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, apresentou os integrantes da Comissão para Desenvolvimento e Implementação do Projeto ENADE, idealizada pelo Reitor da IES, Prof. Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior. Formada pelo grupo: Profa. Aline Siridó, Prof. Auceliane Lima, Profa. Cláudia Costa, Prof. Douglas Rodrigo, Prof. Eliza Angélica Rodrigues, Prof. Geison Vasconcelos, Prof. Janderson Teixeira, Profa. Juliana Magalhães, Profa. Nayara Machado, Prof. Rômulo Goulart, Profa. Silvia Azevedo e Profa. Yslaia Ponte.

O Reitor mencionou a importância do exame. “O ENADE existe para avaliar a qualificação das instituições de ensino superior, ele vai mostrar qual é a que melhor se destaca e quais estão verdadeiramente preparadas para formar bons profissionais. Então, temos que levar esta etapa a sério, pois é o ENADE que irá mostrar ao país a nossa capacidade e estrutura enquanto IES”, colocou o Prof. Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior.

Ainda de acordo com o Reitor, a avaliação, além de examinar o desempenho do UNINTA, também servirá de referência para os acadêmicos no mercado de trabalho. “Temos que preparar nossos estudantes para que eles percebam a importância da avaliação, pois é um componente curricular da instituição e é esse resultado que irá constar nos diplomas dos acadêmicos, o que implica diretamente na futura vida profissional, depois de formado. Quão melhor for o desempenho da IES, o aluno será bem quisto pelos empregadores”, finalizou.

Na ocasião, o Pró-Reitor Prof. Dr. Rômulo Aguiar explicou os objetivos do projeto ENADE. “A nossa política institucional de preparação para o ENADE vem para desmistificar a avaliação: a sua real finalidade é avaliar a instituição e não o aluno, o estudante nesse quadro é o instrumento para a realização desse parecer técnico. O exame tem o propósito de melhoria da qualidade do ensino superior e o aumento permanente da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Então, o ENADE é mais uma comissão avaliativa que é imposta a nós para analisar a nossa IES, formadora de profissionais”, esclareceu.

Segundo o Prof. Dr. Rômulo Carlos, “esse ano, entre 800 a 900 estudantes serão submetidos à prova do ENADE, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e alguns cursos tecnológicos”.

O evento foi mediado pelo coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Me. Thiago Mena. Estiveram presentes compondo a mesa, o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, o Presidente do Núcleo de Apoio Pedagógico do Curso de Medicina, Prof. Dr. Geison Vasconcelos Lira, a Diretora de Carreiras da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos, a representante da Diretoria de Carreiras de Ciências Jurídicas, Humanas, Sociais e Tecnológicas, Profa. Esp. Nayara Machado Melo Ponte e o Diretor de Carreiras Médicas e Odontológicas, Prof. Dr. José Klauber Roger Carneiro.