UNINTA promove políticas de inclusão e acessibilidade

Consciente de que o ensino superior é lugar de todos, o Centro Universitário Inta (UNINTA) busca constantemente promover a inclusão e aprimorar a acessibilidade de sua infraestrutura para receber os acadêmicos e colaboradores, que vêm de diversas cidades da região norte do estado do Ceará.

Os resultados das constantes iniciativas podem ser comprovados nos prêmios já recebidos. Em 2021, o UNINTA recebeu o Troféu “Empresa Completa, Empresa que Inclui” (11º Edição), no qual se destacou como a que mais contratou Pessoas com Deficiência (PCD) em 2020, na Região Norte do Estado do Ceará.

Já neste ano de 2022, o Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI) do UNINTA foi premiado e reconhecido com o Selo de Acessibilidade, na categoria bronze, concedido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS), órgão ligado à estrutura da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), de Sobral.

O UNINTA conta também com uma tradutora e intérprete de libras, que auxilia na comunicação durante os eventos promovidos pela instituição e também nas salas de aula que possuem estudantes com deficiência auditiva. Além disso, seguindo todas as recomendações do Ministério da Educação, todas as instalações possuem sinalização em braille, rampas de acessibilidade e banheiros adaptados.

A Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Me. Graça Morais, ressalta que a busca por aprimorar todas essas ações é constante. “Além de seguir a legislação vigente voltada à inclusão, o UNINTA possui missão, valores e compromisso com a educação para todos. Temos políticas institucionais em nosso plano de desenvolvimento e projeto de cursos que norteiam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal e metodológica, objetivando acolher e tornar possível a formação da pessoa com deficiência e todos os alunos, independente de gênero, raça, cor, etnia, em suas diversidades”, comentou.

Desde a seleção para ingressar no UNINTA, os interessados podem optar pelo processo seletivo adaptado, de acordo com a necessidade comprovada. Já enquanto acadêmicos, terão ao seu lado durante a jornada da graduação o Programa de Apoio ao Estudante e Docente (PAED), além dos serviços como o Núcleo de Apoio Psicológico (NAPSI), o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao estudante de Medicina (NAPEM), a Clínica de Psicopedagogia e o Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI).