UNINTA estuda implantação de Metodologia Ativa para ensino de inglês

Nesta quinta-feira (25), uma equipe formada por Pró-Reitores, diretores, coordenadores de curso e docentes do Centro Universitário Inta (UNINTA) esteve reunida para avaliar proposta de implantação de plataforma de ensino de inglês para acadêmicos e professores utilizando metodologias ativas. A proposta foi apresentada pelo Diretor Executivo da Flexge Global Education, Filipe Colpo.

A Pró-Reitora Administrativa, Ma. Ingrid Soraya de Oliveira Sá, explica que a iniciativa visa ampliar a internacionalização do UNINTA, a capacitação docente e, de forma especial, a qualificação da segunda língua dos estudantes. Com o ensino de inglês, o objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento para aplicar na leitura e produção de trabalhos acadêmicos, participação em congressos internacionais e mais oportunidades no mercado de trabalho.

A plataforma, que utiliza a gamificação, permite que o acadêmico estude on-line e seja acompanhado de forma personalizada. Entre as ferramentas disponíveis estão testes de pronúncia, nivelamento, exercícios com pontuação, registro dos estudos e boletim automatizado.

De acordo com Filipe Colpo, a necessidade de dominar um segundo idioma vem ao encontro da globalização. “As instituições cada vez mais precisam fornecer instrumentos para que o aluno consiga efetivamente aprender o idioma. Então, quando você trabalha com metodologia ativa, o aluno durante o curso, de uma maneira mais acelerada, poderá desenvolver as habilidades linguísticas, principalmente com foco no listening and speaking, na fala e na escuta, onde progressivamente vai desenvolver a fluência. Hoje, em determinadas áreas, se você não falar inglês, você está fora do mercado”.