UNINTA anuncia docentes vencedores do 2º Prêmio de Inovação Pedagógica

Durante live realizada no canal oficial do UNINTA no Youtube, na última quinta-feira (27), foram anunciados os docentes vencedores da segunda edição do Prêmio de Inovação Pedagógica. Ao todo, foram 14 relatos selecionados, entre todas as instituições da mantenedora. O primeiro lugar ficou para o Prof. Me. Augustiano Xavier, do curso de Jornalismo, que foi contemplado com um notebook.

A abertura do evento teve como destaque duas atrações culturais. A estudante de Enfermagem Luciana Brandão apresentou um cordel em homenagem aos docentes com o título “Aos professores de talento, mãos que moldam conhecimento”. Na sequência, o músico e colaborador da instituição Samuel Sam tocou ao violão a música “Sabiá”, composição de Luiz Gonzaga.

Para representar o Magnífico Reitor do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, a Pró-Reitora Me. Graça Maria de Morais parabenizou a iniciativa dos professores que inscreveram seus relatos e ressaltou que a criatividade, a pesquisa e as ideias inovadoras apresentadas nos trabalhos devem ser replicadas nos cursos da instituição.

O Pró-Reitor Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar e os Diretores da FAL, Uninta Itapipoca e FIED ,respectivamente, Hamilton Vale Leitão, Filipe Leão Ferro e Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio apresentaram os nomes de todos os docentes que tiveram seus relatos selecionados e assim receberam certificação.

Para finalizar o evento, foram revelados os trabalhos que alcançaram a primeira, segunda e terceira colocações. A Pró-Reitora Profa. Soraya de Oliveira Sá foi a responsável por anunciar o primeiro colocado, Prof. Augustiano Xavier, do curso de Jornalismo do UNINTA.

Em seu discurso de agradecimento à instituição e aos seus alunos, o docente falou um pouco a respeito do projeto. “Nosso podcast tem muita relação com uma série de reflexões que estamos vivenciando atualmente no nosso curso de Jornalismo. Pensando a prática jornalística para além das habilidades técnicas, que são fundamentais, sempre temos discutido em sala de aula que nosso compromisso é levar ao mercado profissionais qualificados, mas, mais que isso, seres humanos capazes de refletir e discutir sobre sua realidade e comprometidos com seu papel social. É nessa perspectiva que surge o podcast Alerta Coronavírus”, explica.

Confira os nomes dos trabalhos e seus autores:

1º Lugar – O Podcast como Ferramenta Metodológica: A Experiência do Podcast “Alerta Coronavírus” e seus Resultados – José Augustiano Xavier dos Santos (Jornalismo UNINTA)

2º Lugar – Abordagem Alternativa de Ensino para Recuperar Alunos Reprovados em Projeto Hospitalar: Uma Experiência de Êxito de uma Turma Repetente – Arthur Rodrigues Feijão (Arquitetura e Urbanismo UNINTA)

3º Lugar – Aprendendo Direito com Histórias em Quadrinhos e Literatura – Maria Vânia Abreu Pontes (Direito FAL)