Serviço à comunidade: HOVET UNINTA alcança mais de 6 mil atendimentos para população de baixa renda realizados no último triênio

Quando se fala em atendimento e cuidados de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte, o Hospital Veterinário (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA) é a principal referência da região Norte do Ceará. O crescimento exponencial do hospital pode ser medido por meio do número recorde alcançado no último triênio (2019 – 2021), mais de 06 (seis) mil atendimentos para população de baixa renda realizados.

O hospital segue promovendo ações e diversas campanhas para a castração de animais silvestres resgatados, além de oferecer 50% de desconto para Organizações não governamentais (ONGs), protetores individuais, acolhedores e tutores comprovadamente carentes.

Inicialmente pensado para atender as demandas do Curso de Medicina Veterinária da IES, o HOVET do UNINTA foi fundado em 2007, sendo o primeiro hospital veterinário particular de Sobral. O hospital atende a comunidade sobralense e da região, funcionando 24h, incluindo urgências e emergências.

Dentre as especialidades oferecidas estão os atendimentos clínico e emergencial; clínico cirúrgico; cirurgias de baixas e de altas complexidades; cirurgias neuro-ortopédicas e serviços de imagens de radiografia digitalizada.

Em sua estrutura, o HOVET dispõe de consultórios clínicos, ambulatórios, sala de unidade intensiva, internamento de felinos e de cães, laboratório clínico, farmácia interna, setor anestésico, sala exclusiva de vacinação e intensivismo para pacientes graves.

Com aproximadamente 30 colaboradores, o local ainda conta com a participação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária para desenvolvimento de atividades, tornando-se um espaço para estágios e experiências práticas da formação.

Em sua fala, o Diretor do HOVET, Dr. Allysson Lima Fontenele Rodrigues, reforçou a assistência do hospital na região. “O empenho em auxiliar os mais vulneráveis é uma das nossas missões, seja na prevenção de males, com as campanhas de castração, ou na redução de danos, atendendo pacientes trazidos já enfermos. Passar a marca de 6 mil atendimentos direcionados a esses animais neste período, para nós, é de suma importância por sabermos o quanto a demanda é enorme. Isso nos leva a crer que cada vez mais passamos a desenvolver um trabalho realmente efetivo dentro da região em que estamos inseridos. Não podemos deixar de falar sobre o fato de termos uma equipe que não distingue a qualidade do atendimento, seja ele pago ou não. O cuidado e preocupação são os mesmos.”

O Gestor explicou ainda sobre como funcionam as parcerias. “Os atendimentos sempre aconteceram, mas a intensificação durante os últimos 3 anos se deve a parcerias fechadas diretamente com grupos ou indivíduos e também com prefeituras ou órgãos municipais, tais como Polícia ambiental e corpo de bombeiros.”

Para finalizar, o Dr. Allyson agradeceu o apoio do UNINTA nas ações e compartilhou a conquista com todos de sua equipe. “Se hoje conseguimos tal feito, isso se deve primeiramente ao fato de termos a confiança e o investimento de uma grande instituição de ensino que se preocupa desde sua criação com a qualidade do ensino ao aluno e com o suporte à sociedade civil. Esse trabalho não fica simplesmente limitado ao ato médico de curar o paciente, mas se pauta também na orientação às pessoas, promovendo educação em saúde a uma população carente de conhecimentos de como cuidar e proteger um animal, priorizando sempre o seu bem-estar. Fica aqui meus parabéns a todos os envolvidos dentro deste processo e o pedido de que não desistam da causa, mas que acreditem cada vez mais no nosso potencial em servir à população. Essa conquista não é nossa. É de todos”. Concluiu

Para o Diretor Técnico do Hospital, Prof. Ramuelly Cavalcante, os números só evidenciam que o local trabalha em um processo de melhoria contínua. “Trabalhamos muito nos últimos anos para conseguir alcançar grandes números de atendimentos, buscando dia após dia trazer melhorias para os nossos pacientes. É de extrema satisfação realizar um serviço de muita qualidade para Sobral e região, que proporciona muito bem-estar. Fico muito feliz e contente por estarmos colaborando com os animais, pessoas, estudantes e com a saúde de forma geral”. Pontuou.

Localização do HOVET
O Hospital Veterinário está localizado na rua Travessa Roma, sem número, no bairro Dom Expedito, em Sobral, integrado ao campus do Centro Universitário Inta (UNINTA). Para informações e agendamentos, o local disponibiliza os seguintes telefones para contato: (88) 3614 3540 ou (88) 9.9951-0382.