Rumos da Gastronomia levantou debates sobre o exercício da profissão

Na noite da quinta-feira, 13, o Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu a primeira edição do evento Rumos da Gastronomia. A palestrante convidada e chef de cozinha Bia leitão compartilhou sua experiência e expectativas da profissão com os estudantes e professores presentes. O momento contou com a mediação da Profa. Me. Ana Karoline de Oliveira Costa.

Durante sua fala, Bia ressaltou a interdisciplinaridade do curso de Gastronomia como uma área que envolve a matemática, a história, a geografia e diferentes idiomas para, mais adiante, levantar questões sobre o exercício da profissão, suas dificuldades e belezas. “É encantador você poder trazer memórias e afeto através da culinária”, comentou.

O estudante do 3º semestre, Vinicius Moraes participou da palestra e avaliou a experiência de forma positiva. “Foi uma oportunidade ímpar ouvir uma chef de cozinha que vai na contramão da moda na gastronomia, valorizando os produtos e pratos brasileiros. Se preocupando desde o agricultor que faz o plantio do produto, até o impacto que esse produto causará no consumidor final. Também foi inspirador a fala da convidada ao tratar da nossa tradição, de não deixarmos patrimônios tão nossos serem extintos, por exemplo, o feijão de corda que, segundo a mesma, já encontra-se em falta no mercado nacional.”

Estiveram presentes ao evento a coordenadora do curso de Gastronomia, Profa. Me. Eliza Angelica Rodrigues Ponte; a Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Esp. Regina Aguiar; a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Ma. Graça Maria de Morais; o coordenador do curso de Nutrição, Prof. Me. Tárcio Aragão; a Diretora do Centro de Carreiras da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves; e o Diretor de Marketing e Comunicação, Gabriel Ramalho.