Odontologia realiza ação em alusão ao Maio Amarelo

Estudantes do curso de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA), realizaram, na quinta-feira (30), ação conscientizadora sobre a importância do uso do capacete, em alusão a campanha nacional Maio Amarelo. A atividade faz parte da disciplina de Gestão de Saúde, ministrada pelo Prof. Me. Mauro Vinicius Dultra Girão e foi destinada para mototaxistas, colaboradores e estudantes da instituição.

A estudante da Turma 04, Ana Beatriz Albuquerque Parente, comentou sobre o objetivo do momento. “Estamos fazendo essa ação em alusão ao maio amarelo, que é a campanha que conscientiza a sociedade sobre a atenção no trânsito e, o nosso objetivo é orientar as pessoas a utilizarem o capacete de forma adequada, pois pode evitar fraturas maiores na face, em casos de acidentes. Indicamos também o melhor modelo de capacete, que são aqueles fechados, pois protegem e dão mais segurança”, explicou.

De acordo com o professor da disciplina, Prof. Me. Vinicius Girão, “o maio amarelo é uma campanha nacional de prevenção a acidentes de trânsito e, como o curso de Odontologia tem habilidades para tratar lesões por fratura óssea, é importante abordar esse assunto, pois os ossos da face são os mais afetados em caso de acidentes”, colocou.

A acadêmica do curso de Fisioterapia do UNINTA, Elitânea Frota, testemunhou a importância do uso correto do capacete. “Eu vivenciei um caso na minha família, o meu irmão sofreu um acidente com uma motocicleta e se ele não estivesse com o capacete do modelo mais fechado e a fivela devidamente abotoada ele teria sido exposto a um trauma bem maior na cabeça, levando em consideração o grau do acidente e também os outros ferimentos sofridos”, declarou.