NPJ do UNINTA promove a II Cerimônia do Blazer

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou a II Cerimônia do Blazer para os discentes do 9° semestre do Curso de Direito, que é coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Carneiro Neto. O momento, que aconteceu na noite de quinta-feira (06), marca a entrada dos acadêmicos no campo de estágio.

O evento solene ocorreu no auditório central do UNINTA e reuniu professores, estudantes, familiares, amigos e contou com a presença do Presidente da OAB de Sobral, Dr. Rafael Pereira Ponte.

O Gestor de Estágios do curso de Direito, Prof. Me. Fabiano comentou sobre o significado do momento. “A Cerimônia do Blazer é um rito de passagem, é a ocasião em que o estudante inicia as disciplinas práticas, onde irá ter contato com situações reais e com todas as tensões, inseguranças e dificuldades de um profissional em início de carreira. É importante ressaltar que toda essa prática será assistida e direcionada por um professor advogado com experiência”, colocou o professor.

Para a estudante do 9° semestre, Salomé Costa Bastos, o estágio é uma vitrine para o mercado de trabalho. “Hoje eu me sinto plena e muito feliz por poder viver este momento que é a conquista de um sonho para mim. Eu acredito que todo esforço tem um recompensa e o estágio é o primeiro passo para dar início à conclusão do curso, além de ser uma porta para o mercado de trabalho, por isso pretendo desempenhar a prática jurídica com muita destreza”, declarou.

Durante a noite, em entrevista, o Presidente da OAB de Sobral, Dr. Rafael Pereira mencionou a parceria com o UNINTA. “A OAB vem tentando ao máximo se aproximar das faculdades de Direito, então, há um tempo que desempenhamos um trabalho de acompanhamento com muito diálogo e reuniões, isso tem nos trago bastante resultado, inclusive está na nossa programação oferecer a palestra OAB na Universidade, onde iremos explanar aos discentes como é o funcionamento do sistema, quais as atividades, o estatuto da advocacia, o código de ética, entre outros que servirão para inteirar os futuros profissionais do Direito sobre a importância do órgão para a cooperação e desenvolvimento da categoria”, ressaltou.

Estiveram presentes compondo a mesa de autoridades a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante, a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas, Profa. Ma. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, o Pró-Reitor Executivo de Educação a Distância, Prof. Esp. Lindomar Jémison Moura Rodrigues, o Gestor do NPJ, Prof. Esp. Fabiano Ribeiro Magalhães, a Prof. Me. Yslaia Ponte como representante do coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Manoel Carneiro Neto e o Presidente da OAB de Sobral, Dr. Rafael Pereira Ponte.

O NPJ

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UNINTA oferece atendimentos gratuitos para a comunidade em geral, prestando consultas e encaminhando ações relacionadas ao Direito Civil, configurando-se como uma importante ferramenta de Responsabilidade Social.

Conheça os serviços:

• Investigação de paternidade
  • Usucapião
  • Retificação de Registros
  • Inventário
  • Curatela
  • Divórcio
  • Partilha de Bens
  • Pensão Alimentícia
  • Herança
  • Indenização
  • Cobrança; entre outros.