Comprometido em ofertar educação de qualidade no ensino superior, o Centro Universitário Inta (UNINTA) carrega em sua visão a importância de promover também a pesquisa. Mesmo com as atividades presenciais suspensas, o grupo de Iniciação Científica do curso de Medicina continua com a produção e o resultado repercute com a aceitação de artigos em periódicos da área em todo o país.
Para a Me. Auxiliadora Oliveira, docente responsável pela orientação dos trabalhos no curso, deve haver sempre incentivo para a atividade. “A produção de artigos científicos é algo que busco sempre junto aos estudantes. Acho de grande importância para a sua formação, pois desperta a vontade de buscar respostas para assuntos de interesse, desenvolve a habilidade da escrita e enriquece seu currículo”, explica.
A Iniciação Científica é um caminho importante para que os estudantes na graduação descubram como funciona a pesquisa e quais são suas contribuições para a ciência e a sociedade. O conhecimento é compartilhado entre docentes e discentes, o que torna a experiência valiosa e, muitas vezes, imprescindível para a escolha da área a ser seguida no fim do curso.
Os trabalhos surgem a partir das pesquisas, desenvolvidas ao longo de um ano, que são realizadas por grupos de estudantes, sempre acompanhados por professores. Após o tempo determinado dos estudos, a professora Auxiliadora explica que é dado um “retorno à comunidade científica através de artigos publicados em bons periódicos.”
Durante o período de isolamento social, a produção continua com orientações feitas a distância. Dois artigos já foram aceitos nesse espaço de tempo. O primeiro deles está publicado na Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos e o segundo estará nas próximas edições da Revista de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
O artigo “Índice de Apgar correlacionado a fatores maternos, obstétricos e neonatais a partir de dados coletados no Centro de Saúde da Família do bairro Dom Expedito Lopes situado no município de Sobral/CE” é de autoria do acadêmico Leonardo Sales Ribeiro Silva, dos docentes Me. Ana Neiline Cavalcante, Me. Maria Auxiliadora Silva Oliveira e do coordenador do curso, Dr. José Klauber Roger Carneiro. Veja aqui.
Já o trabalho “Análise das prescrições e notificações de psicotrópicos dispensadas em uma farmácia da cidade de Sobral, Ceará, Brasil” foi escrito pelos acadêmicos Nícolas Matheus Ponte, Gabriela Vieira de Sousa e Fábio Ulisses da Silva, além do farmacêutico George Muniz Portela da Costa e das docentes do curso, Me. Maria Auxiliadora Silva Oliveira e Dra. Danielle Rocha do Val.
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