Medicina Campus Sobral realiza Cerimônia do Jaleco Branco e reúne acadêmicos da Turma 31

Na segunda-feira, 21, o curso de Medicina do Campus Sobral do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou a tradicional Cerimônia do Jaleco Branco. O momento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença do Coordenador do curso, Prof. Dr. Geison Lira, além de Pró-Reitores, professores, familiares e convidados. Com a obrigatoriedade do uso de máscaras, a solenidade cumpriu todos os protocolos de Biossegurança e distanciamento entre estudantes.

Seguindo o tradicional protocolo, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Posteriormente, o juramento foi proferido, reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

Bastante emocionada com a participação de seu filho na cerimônia, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Ma. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva, destacou os cuidados que a instituição vem realizando, sempre preocupada em promover políticas inclusivas. “Estou muito feliz e orgulhosa pela escolha do meu filho. Um pouco apreensiva, pois sei dos tamanhos desafios que ele vai enfrentar. Ele está no melhor curso de Medicina do Ceará. E sei que a instituição tem favorecido e disponibilizado toda a acessibilidade para que ele possa estudar e se desenvolver”. Declarou.

Ela ainda pontuou que o evento é uma forma de dar início a uma nova etapa na vida dos acadêmicos. “A cerimônia do Jaleco é apenas o começo. É um momento de extrema importância para todos que estiveram hoje aqui presentes. É como se cada momento desses fosse uma reafirmação do compromisso da instituição com essas famílias que confiaram os seus filhos para estudarem nesta linda casa”. Complementou.

“Sei que ainda tem muita coisa pela frente, mas vestir o jaleco representa muito, pois ele é o principal símbolo da profissão que escolhemos. Estávamos todos ansiosos para viver esse momento, é uma emoção grande. É muito gratificante estar aqui hoje”. Explicou a acadêmica do 2º semestre, Beatriz Cavalcante.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do UNINTA, no Youtube, e está disponível para acesso em: youtu.be/fRzOu79nNPU.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Medicina do UNINTA
O curso de Medicina do UNINTA – Campus Sobral foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018 com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil, o que representa uma formação de excelência para os estudantes que desejam seguir a carreira médica. A profissão é atualmente a que possui os maiores salários no Brasil, com diversas áreas de atuação e oportunidades.

O estudante pode escolher entre estudar no campus de Sobral ou no de Itapipoca. A seleção é feita através da nota do ENEM, em processo seletivo 100% online, e o curso tem ainda acesso a financiamentos pelo FIES, PraValer, Santander e CredIES.