Medicina Campus Sobral promove Cerimônia do Jaleco Branco para acadêmicos da turma 33

Coordenado pelo Prof. Dr. Geison Lira, o curso de Medicina do Campus Sobral do Centro Universitário Inta (UNINTA), promoveu na quarta-feira, 13 de abril, a tradicional Cerimônia do Jaleco Branco, para os 48 acadêmicos da turma 33. O evento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença de Pró-Reitores, diretores, professores, familiares e convidados.

Durante a solenidade, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Posteriormente, o juramento foi proferido, reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

Para a acadêmica Maria Liz Bezerra, o momento significa mais uma etapa da graduação que a aproxima do exercício da profissão. “Estou muito feliz e emocionada, é a concretização de um sonho. Durante a realização da cerimônia remetemos a tudo que há na profissão, a responsabilidade de cuidar de uma vida, que vem por meio desta simbologia. Quando colocamos o jaleco sentimos que estamos nos aproximando do ofício”. Declarou.

“A cerimônia do jaleco é muito importante, pois ela é uma confirmação daquilo que cada aluno deseja. A partir deste ponto, eles conseguem compreender a sua missão, fazem o juramento, juntamente com a parte ética e humanista. Além disso, a presença da família no evento é muito significativa para compreender melhor a profissão que eles escolheram”. Destacou a Diretora do Centro de Ciências da Saúde – CCS, Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do UNINTA, no Youtube, e está disponível para acesso em: youtu.be/n6MWpDUE0SY.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Medicina do UNINTA
O curso de Medicina do UNINTA – Campus Sobral foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018 com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil, o que representa uma formação de excelência para os estudantes que desejam seguir a carreira médica. A profissão é atualmente a que possui os maiores salários no Brasil, com diversas áreas de atuação e oportunidades.

O estudante pode escolher entre estudar no campus de Sobral ou no de Itapipoca. A seleção é feita através da nota do ENEM, em processo seletivo 100% online, e o curso tem ainda acesso a financiamentos pelo FIES, PraValer, Santander e CredIES.