Grupo de pesquisa do curso de Fisioterapia publica artigo sobre uso de aplicativos para avaliação da postura humana

O grupo de pesquisa NeuroMotion, vinculado ao curso de Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA), teve seu artigo de revisão publicado na revista Electronics. O trabalho intitulado Mobile Applications for Assessing Human Posture: A Systematic Literature Review é fruto do engajamento de estudantes e professores da graduação, em parceria com grupos de outras universidades.

A docente Me. Rayele Moreira, uma das autoras do trabalho, explica que o artigo de revisão discute o uso de aplicativos para smartphones que prometem auxiliar na avaliação da postura humana através da tecnologia.

“Fizemos uma ampla revisão, com método sistematizado, para identificar quais aplicações móveis foram testadas e validadas e cujos resultados foram divulgados na literatura. A partir desses dados, profissionais poderão escolher aplicações que tenham sua eficácia avaliativa comprovada, oferecendo aos pacientes uma avaliação postural com menos exposição corporal e menor risco de viés”, comenta Rayele.

No contexto de pandemias como a do novo coronavírus, as aplicações ainda podem ser aliadas, uma vez que permitem a avaliação sem o contato direto com o corpo do paciente, garantindo um processo seguro e com menor risco de contaminação.

Além da Profa. Rayele Moreira, são autores do trabalho, no grupo do UNINTA, o coordenador do curso de Fisioterapia Prof. Me. Rômulo Goulart e a acadêmica Laiane Rocha.

Veja a lista de instituições participantes:

– Technological Neuronovation & Brain Mapping Laboratory (NITLAB), Instituto Federal do Maranhão.
– Laboratório de Neurociências e Movimento Humano (NeuroMotion), Centro Universitário Inta (UNINTA)
– Electronics and Communication Engineering Department, Vaagdevi College of Engineering (Warangal, India)
– Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade, Universidade Federal do Piauí
– Laboratório de Sistemas Distribuídos Inteligentes (LSDi), Universidade Federal do Maranhão.

NeuroMotion

O Laboratório de Neurociências e Movimento Humano (NeuroMotion) é um grupo de pesquisa vinculado ao Curso de Fisioterapia do UNINTA. Seu objetivo é estimular acadêmicos e professores a desenvolverem pesquisas nas temáticas de “neurociências e movimento humano em todos os contextos e fases da vida”, “fisioterapia em uroginecologia e obstetrícia” e “postura humana”, com enfoque na inovação tecnológica para auxiliar processos avaliativos e terapêuticos, beneficiando a população em geral que é submetida a esses procedimentos.