Fonoaudiologia UNINTA promove sua I Cerimônia do Jaleco para 47 acadêmicos

Na noite desta quarta-feira, 08, o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu a sua I Cerimônia do Jaleco para 47 acadêmicos. O momento solene, realizado no auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, faz parte do ciclo de formação dos estudantes da área da saúde e tem como propósito dar as boas-vindas ao ingresso das práticas.

Com distanciamento controlado, o evento seguiu todos os protocolos de biossegurança, reunindo quatro convidados por aluno. A solenidade contou com uma extensa programação, incluindo apresentações musicais e homenagens aos professores. Além da transmissão em tempo real pelo canal oficial do UNINTA no Youtube.

Para a Coordenadora do curso, Prof. Me. Edine Dias Pimentel Gomes, a entrega da vestimenta simboliza o compromisso do curso com a comunidade acadêmica. “É a realização de um grande sonho, essa foi a nossa primeira cerimônia e ela foi pensada com muito carinho. É um momento único para eles e para o curso também. Agora eles terão um cuidado especial com o outro, assumindo a responsabilidade de cuidar das pessoas e também aperfeiçoar o que temos de mais importante que é a comunicação humana”. Ressaltou.

Oradora da cerimônia, a acadêmica do 4º semestre, Bianca Carneiro, falou sobre a expectativa da turma e destacou a realização da cerimônia, “era um momento esperado por todos do curso. Quando colocamos o jaleco nos sentimos mais preparados para atuar no campo de estágio. Fiquei muito feliz e honrada por ter feito o juramento. Estou muito feliz e se Deus quiser será apenas o início de uma grande jornada que temos pela frente”. Finalizou.

Após receberem a vestimenta, foi realizado o juramento, momento onde os alunos assumem o compromisso de seguir todas as normas com ética profissional e responsabilidade. O jaleco é um equipamento de Proteção Individual – EPI, portanto, o uso é obrigatório nas aulas práticas do curso.

Sobre o curso de Fonoaudiologia
O curso tem duração de 4 anos e é o primeiro da Região Norte do Ceará. A graduação apresenta um corpo docente formado por professores mestres e doutores. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuarem no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência.

A fonoaudiologia está inserida na área da saúde e o profissional está apto a diagnosticar e tratar doenças e problemas relacionados a audição, a fala, a escrita e ao equilíbrio em pessoas de qualquer faixa etária. Os campos de atuação do fonoaudiólogo passam por hospitais públicos e privados, bem como clínicas e laboratórios.

As inscrições para a turma de 2022.1 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares.