Engenharia de Produção do UNINTA promove Cerimônia do Capacete para 39 acadêmicos

O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu na noite desta segunda-feira, 16 de maio, a sua primeira cerimônia do Capacete, contemplando 39 acadêmicos. O momento, realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, contou com uma programação diversificada e reuniu professores, familiares e convidados.

Como símbolo do início da futura carreira profissional, os alunos receberam dos seus padrinhos e madrinhas o capacete branco. Em seguida, prestaram o juramento do engenheiro, reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão. A cerimônia tem como propósito apresentar à comunidade os futuros Engenheiros de Produção e formalizar o seu compromisso com a sua formação.

O evento contou com uma palestra sobre as “Perspectivas Profissionais para o Engenheiro de Produção do Futuro”, ministrada pelo Diretor Científico da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), Professor Francisco Gaudência Mendonça Freires.

Em outro momento, a cerimônia contou com os depoimentos dos egressos do curso, Rodrigo Maciel e Ítalo Pierre, que compartilharam as suas experiências e vivências profissionais na área.

Bastante contente e feliz com a realização do momento, a Coordenadora do Curso, Profa. Ma. Auceliane André da Silva Lima usou suas palavras para destacar a organização do momento, ressaltando a participação da família. “O evento foi muito especial. A cerimônia do capacete é um marco para o nosso curso, pois integramos alunos, familiares e professores, registrando o respeito e amor pela engenharia de produção. Conseguimos de uma forma acolhedora promover um grande evento. Buscamos elaborar uma programação bem extensa e que englobasse e discutisse, ao mesmo tempo, aspectos importantes da profissão, além de fazer o reconhecimento do empenho e dedicação ao curso por parte dos participantes”. Acrescentou.

O acadêmico do 6º semestre, José de Ribamar, falou sobre o que o capacete significa. “Ele é a grande representatividade da nossa futura profissão. Essa cerimônia é, de fato, a confirmação e uma identificação do que desejo seguir. O capacete é a nossa característica. É uma grande realização participar deste momento. Estou muito feliz e orgulhoso”. Evidenciou.

Projeto ENGPROJR
Ainda durante o evento, foi divulgado o resultado da seleção discente para adesão de 11 novos membros da Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção (ENGPROJR).

Equipamento de Proteção
O capacete é utilizado na área industrial como um EPI (Equipamento de Proteção Individual), com a finalidade de proteger a saúde e segurança do trabalhador. Ele ainda é usado para facilitar a comunicação visual entre os profissionais da empresa: engenheiros e estagiários, por exemplo, usam o equipamento nas cores branca ou cinza.

Engenharia de Produção no UNINTA
A graduação em Engenharia de Produção do UNINTA possui duração de 05 anos. O curso tem nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e prepara estudantes para tornarem-se profissionais com perfil empreendedor, capazes de executar as mais diversas funções, como projeto, otimização, operação, manutenção de sistemas produtivos, com habilidades de atuação gerencial nos diversos níveis de organização das empresas.

A profissão é uma das mais promissoras, segundo rankings do Mercado de Trabalho, com amplo campo de atuação em empresas de todos os segmentos e portes.

O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.