Egresso de Biomedicina do UNINTA inicia mestrado na UFC

Ainda no ensino médio, Ernando Igo Teixeira de Assis demonstrava um grande interesse pela área da saúde. Hoje biomédico, formado pelo Centro Universitário Inta (UNINTA), deu o primeiro passo para a docência com a aprovação no Programa de Mestrado em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante a graduação, se apaixonou pela área de Reprodução Humana, agora vai estudar Fisiologia Reprodutiva com uma bolsa integral da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

“Sempre tive afeição pela área da saúde, em especial na área de biotecnologia e análises clínicas. Ainda no ensino médio comecei a pesquisar por alguns cursos relacionados. Somente no terceiro ano decidi cursar Biomedicina, após conferir a grade curricular e a história da profissão. Tive a oportunidade de encontrar o curso bem próximo da minha cidade”.

Vindo de Cariré, Igo saiu da casa dos pais e se mudou para Sobral, dividindo o novo espaço com outros universitários, em busca de realizar o seu sonho. Contando com o apoio incondicional do pai e da mãe, ingressou na primeira de turma Biomedicina do UNINTA, em 2014.

Na graduação, em meio as aulas teóricas, práticas em laboratório, vivências acadêmicas junto aos amigos da turma, ele encontrou sua área de atuação profissional. “No decorrer do curso fui me apaixonando cada vez mais pela reprodução, através das disciplinas de embriologia, reprodução humana e biotecnologia”, comentou.

Biomedicina

O coordenador do curso, Prof. Dr. Vicente de Paulo dos A. Landim, explica que o profissional tem 35 áreas nas quais está apto a atuar, a Reprodução Humana é apenas uma delas. “O biomédico é um profissional de extrema importância na saúde, porque ele pode ser inserido nas mais diversas áreas, desde as análises clínicas, passando pela pesquisa, docência, trabalhando nas análises bromatológicas, com imaginologia, perícia forense, estética, acupuntura, dentre tantas outras. Hoje, inúmeras pesquisas que são desenvolvidas para diagnóstico rápido de doenças como Chikungunya, zika, dengue e pesquisa de novos fármacos são realizadas por biomédicos”.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica teve importante papel para que Igo pudesse escrever o projeto de pesquisa para a seleção do Mestrado. Mesmo com um estágio em andamento e escrevendo também o TCC, sua experiência em laboratório estudando Fisiologia Reprodutiva veio para agregar conhecimento.

“No último ano tive a oportunidade de fazer iniciação científica na UFC, na linha de pesquisa de Fisiologia Reprodutiva, com apoio dos professores Dr. Anderson Weiny, Dra. Ana Liza, Dr. José Roberto e de uma equipe composta por excelentes profissionais. Tive a certeza de que era essa isso que eu queria continuar fazendo e a única forma era ingressar no mestrado, o qual teria seleção no fim do ano”, relata o acadêmico.

Para o professor Vicente Landim, o planejamento do curso é a chave para proporcionar aos acadêmicos o imprescindível para o sucesso almejado. “Nós pensamos desde o corpo docente, por trazer profissionais capacitados, principalmente mestres, doutores e pós-doutores que já atuam no ensino, na pesquisa e no serviço há algum tempo. O segundo passo são os projetos. Hoje nós trabalhamos com ligas acadêmicas e projetos de extensão, além da monitoria, nos quais são desenvolvidos os três pilares da educação superior, ensino, pesquisa e extensão para fomentar todo o conhecimento necessário para que o aluno saia daqui preparado”.

Além dos projetos, a Gestão de Egressos do curso ainda prepara os acadêmicos para os programas de pós-graduação e também busca reunir medidas que auxiliam o estudante a alcançar sucesso na área que escolheu. “Hoje, nossa preocupação enquanto curso de Biomedicina, é formar os melhores profissionais para que nós possamos sim ter bons biomédicos no mercado e, ao longo dos anos, termos um retorno na saúde de modo geral.”

Aprovado no programa de mestrado logo no fim da graduação, conquistou também uma bolsa da CAPES para estudar a área da saúde, que tanto lhe chamou atenção e acabou conquistando-o, a Fisiologia Humana, Igo fala com gratidão sobre o Centro Universitário que o recebeu de braços abertos. “O UNINTA me deu uma excelente formação profissional com todo o corpo docente e as ótimas estruturas de sala de aula e laboratórios, isso muda eleva a realidade acadêmica. Sempre tive ótimos professores e um grande apoio da coordenação, principalmente nosso coordenador Prof. Dr. Vicente Landim, que trouxe vida para o curso de Biomedicina”.