Egresso da graduação de Engenharia de Produção do UNINTA é aprovado em seleção de Mestrado na UFSC

O egresso da graduação de Engenharia de Produção do Centro Universitário Inta (UNINTA), Marcelo Olimpio dos Santos, foi aprovado na seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seu projeto foi adaptado e inserido na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Produto Inteligente e Sustentável.

Com concentração na Engenharia de Produto, Processos e Serviços, seu pré-projeto tem como título “Desenvolvimento de um Novo Processo/Técnica Sustentável de Colagem para Componentes de Calçados”.

A pesquisa visa desenvolver um sistema robusto e sustentável, para melhorar a performance de colagem dos componentes nos produtos de forma científica e inovadora, reduzindo os custos inerentes ao processo e aumentando o valor agregado de qualidade e percepção do cliente, para os produtos produzidos em uma indústria calçadista, localizada na região norte do estado do Ceará.

Marcelo iniciou sua graduação em 2017 e recebeu sua outorga de grau no semestre 2022.1. Sobre a sua trajetória acadêmica no UNINTA, ele destacou: “O período que estive na graduação foi marcado por muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Aproveitei tudo o que me proporcionaram fora da grade curricular, participando de várias atividades extracurriculares que me ajudaram a potencializar o meu crescimento acadêmico e profissional, mas tudo isso foi fruto de bastante esforço, sacrifício e dedicação. Surgiram também várias incertezas e inseguranças, mas nunca pensei em desistir do meu objetivo de me formar como Engenheiro de Produção”.

Ele ainda contou e fez questão de destacar a importância de sua conquista. “Sempre sonhei e já tinha muito claro que eu iria tentar cursar um mestrado na minha área de formação, mas um dos principais desafios é a distância, por não ser ofertado no estado do Ceará. Entretanto, mapeei todas as oportunidades possíveis e me preparei para concorrer a vaga na Universidade Federal de Santa Catarina, uma das 10 melhores do país, e ao final fui agraciado com essa conquista tão almejada na minha vida”. Finalizou.

Sobre o curso de Engenharia de Produção
A graduação em Engenharia de Produção do UNINTA possui duração de 05 anos. O curso tem nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e prepara estudantes para tornarem-se profissionais com perfil empreendedor, capazes de executar as mais diversas funções, como projeto, otimização, operação, manutenção de sistemas produtivos, com habilidades de atuação gerencial nos diversos níveis de organização das empresas.

A profissão é uma das mais promissoras, segundo rankings do Mercado de Trabalho, com amplo campo de atuação em empresas de todos os segmentos e portes.

O processo seletivo para as turmas de 2023.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.