Egressa de Enfermagem irá apresentar artigo científico na Europa

A egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA), Maria Salete Abreu Rocha Miranda, mesmo recém graduada, já comemora a conquista de ter um artigo científico aprovado no 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2023), um evento internacional que acontecerá entre os dias 11 a 13 de julho deste ano, em Lisboa, Portugal.

O artigo, que será apresentado pela egressa, recebe o título de “Dificuldades na Amamentação Enfrentadas por Puérperas Primíparas” e é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora com o seu orientador, o Prof. Dr. Edson Batista dos Santos Júnior, durante a graduação de enfermagem. A apresentação também será transmitida de forma online pelo link ciaiq.ludomedia.org/ .

Maria Salete explicou como pensou a escolha do tema abordado pela pesquisa. “Escolhi pela curiosidade em conhecer melhor as tais dificuldades que essas mulheres passam no período do puerpério e sendo mães de primeira viagem. Nas vivências acadêmicas e pessoais pude perceber o quanto as mães primíparas podem ser afetadas nesse período tão importante para uma mulher, cada uma tem seu momento, que é diferente, mas o que as torna iguais é o fato da primeira experiência como mãe.”, declarou.

Atuando como Enfermeira no Hospital Municipal de Cariré, a egressa também relembrou o papel da universidade na construção de sua carreira acadêmica e profissional. O UNINTA foi essencial na minha trajetória como acadêmica na esfera da pesquisa, a instituição sabe como ajudar seus alunos pesquisadores com um vasto leque de opções de dentro de cada área e professores capacitados e prontos a ajudar. A pesquisa me fez ter um olhar diferente tanto como estudante e profissional, pois hoje vejo que mesmo formada vou ser uma eterna estudante e não pretendo parar. Como profissional sei que cada pesquisa é um crescimento a mais no conhecimento na área em que atuo, podendo levar informação às pessoas com segurança e confiança.”, finalizou.