Contemplando mais de 100 acadêmicos, Medicina Campus Sobral promove cerimônia do Jaleco Branco

Em uma noite solene, o curso de Medicina do Campus Sobral do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu na segunda-feira, 04 de julho, a cerimônia do Jaleco Branco, contemplando cerca de 120 acadêmicos das turmas 34, 35 e 36. O evento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença de Pró-Reitores, diretores, professores, familiares e convidados.

O momento é uma celebração tradicional dentro da instituição e faz parte do ciclo de formação de todos os acadêmicos da área da saúde, marcada por acolher o ingresso nas práticas dentro do curso.

Durante a solenidade, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Posteriormente, o juramento foi proferido, reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

Em discurso representando os discentes, Maria Eduarda Sousa Nunes, frisou a importância da solenidade em sua vida acadêmica e pessoal. “A tarefa que me foi concedida nesta noite se tornou pessoalmente uma honra. Hoje recebemos simbolicamente a responsabilidade de ter escolhido essa profissão e faremos jura a todos que contarão com os nossos esforços para salvar uma, cinco ou dez vidas”. Evidenciou.

O Coordenador do Curso, Prof. Dr. Geison Vasconcelos Lira, falou sobre a responsabilidade na formação. “É uma grande alegria estarmos todos aqui celebrando em família neste momento tão importante, que marca o início da trajetória dos nossos acadêmicos. A nossa responsabilidade é muito grande, temos um propósito de formar com excelência o médico que irá cuidar da gente e dos nossos filhos”, declarou o docente.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do UNINTA, no Youtube, e está disponível para acesso em: youtu.be/uk8Xvuy4B-A.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Medicina do UNINTA
O curso de Medicina do UNINTA – Campus Sobral foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018 com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil, o que representa uma formação de excelência para os estudantes que desejam seguir a carreira médica. A profissão é atualmente a que possui os maiores salários no Brasil, com diversas áreas de atuação e oportunidades.

O estudante pode escolher entre estudar no campus de Sobral ou no de Itapipoca. A seleção é feita através da nota do ENEM, em processo seletivo 100% online, e o curso tem ainda acesso a financiamentos pelo FIES, PraValer, Santander e CredIES.

O processo seletivo para as turmas de 2022.2 está aberto para o curso. Inscreva-se em: uninta.edu.br/site/medicina/.