Arquitetura e Urbanismo do UNINTA participa da 174ª Reunião do COSU e do Seminário Campelo Costa

Entre os dias 02 a 06 de maio, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pelo Prof. Me. Adilson João Tomé Manuel, participou da 174ª Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU IAB), que aconteceu em simultâneo ao Seminário Campelo Costa: Cidade, Patrimônio e Educação. A programação dos eventos ocorreu em pontos turísticos e culturais da cidade de Sobral.

A Reunião do COSU é um evento que reúne a cúpula representativa dos IABs de todo o país com o intuito de deliberar ações políticas em prol da melhoria das condições da profissão de arquiteto e da qualidade de vida no Brasil. Para incrementar a importância desse evento, também foi realizado o Seminário Campelo Costa: Cidade, Patrimônio e Educação, que abordou temas importantes como o planejamento urbano de cidades médias e o patrimônio histórico.

Segundo a organização, os momentos tiveram como objetivo reunir arquitetos, urbanistas, geógrafos, historiadores, gestores públicos, estudantes e interessados de áreas afins, para debater as dinâmicas, os desafios e os potenciais das cidades médias brasileiras e as políticas mais adequadas às suas características urbanas, tocando nos traços específicos que as distinguem e aprofundando nas especificidades de Sobral, uma cidade que mantém preservado um Sítio Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e traz, em sua trajetória de desenvolvimento urbano, uma forte atuação do arquiteto Campelo Costa.

O Prof. Me. Adilson João Tomé Manuel, coordenador da graduação de Arquitetura e Urbanismo comentou como o evento agrega para o crescimento dos discentes. “Dentre as atividades do evento, tivemos a apresentação da trajetória profissional de Campelo Costa, através de exposição de seus projetos e desenhos e, ainda, palestras e debates sobre sua grande contribuição para a cidade de Sobral, para a política, a arquitetura e a cultura cearense. A faculdade é o lugar de produção de conhecimento. É de suma importância se discutir e participar piamente na construção das nossas cidades, e como queremos que ela seja construída.”.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA
Com duração de 05 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com conceito de excelência e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental, promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características. Tudo isso permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2023.2 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.