Acadêmicos de Psicologia visitam Centro Pop em Sobral

Os acadêmicos da disciplina “Estágio Básico II – Políticas Públicas”, do Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizaram, no dia 28 de março, uma visita técnica ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Sobral. Na ocasião, os alunos entregaram produtos de higiene pessoal, arrecadados durante o “trote solidário” no 1º semestre.

O Centro Pop é um equipamento de proteção social especial, ligado à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, responsável pelo acompanhamento de pessoas em situação de rua, oferecendo serviços essenciais como banho, alimentação, dentre outros, além de atendimento multiprofissional individual e coletivo, oficinas e atividades de convívio e socialização.

De acordo com a gestora de estágios do curso, Profa. Ma. Ana Mara Farias de Melo, “o objetivo da visita foi conhecer a atuação dos psicólogos no referido centro, o qual preconiza a garantia dos direitos sociais da população em situação de rua e exige deste profissional a compreensão de fatores que produzem o rompimento dos vínculos e violação de direitos, requerendo ações de superação desta condição, evitando a culpabilização dos indivíduos e diminuição do sofrimento advindos desta condição. Além disso, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um dos principais campos de empregabilidade do profissional psicólogo nos últimos anos”, explica.