Acadêmicos do curso de Jornalismo do UNINTA participam da 22ª edição do Intercom Nordeste

Uma turma de acadêmicos do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), acompanhada pelo docente Me. Augustiano Xavier e pelo egresso Thiago Rodrigues, viajou a Salvador, na Bahia, para participar do 22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste). O evento aconteceu entre os dias 18 a 20 de maio.

Na ocasião, os participantes do UNINTA apresentaram trabalhos inéditos com temas relacionados a tv, comunicação na pandemia e representatividade na comunicação. Além disso, assistiram também a programação do evento, que contou com debates, documentários, palestras, entre outros.

A acadêmica do 6º semestre Nicolly D’Lorrainne comentou sobre a vivência. “Foram dias intensos de aprendizado, com troca de conhecimentos, momentos de interação com outras realidades, mas sempre com foco na comunicação e em como ela pode acontecer de forma eficiente. Participar do Intercom Nordeste foi uma experiência muito positiva e bastante proveitosa que me deu motivação para continuar produzindo cientificamente, acredito que esse foi só o primeiro de muitos congressos que participarei, meu objetivo agora é o Intercom Nacional que acontecerá em setembro”, disse.

Já o Prof. Augustiano relatou como foi acompanhar a turma no evento. “Foi um processo de construção muito importante, que também contou com a colaboração dos demais professores do curso de jornalismo. Os acadêmicos que apresentaram seus trabalhos já tinham desenvolvido, de algum modo, algumas reflexões teóricas em sala de aula, o que nos possibilitou avançar na produção dos trabalhos. Tive a honra de acompanhar nossos estudantes nesse processo. Foi emocionante vê-los defendendo suas pesquisas, discutindo com outros pesquisadores e recebendo o reconhecimento por seus trabalhos. Foram bastante elogiados pelos pesquisadores na Intercom Nordeste, por sinal. Faço votos para que sigamos com esse processo de fortalecimento da pesquisa científica no curso de Jornalismo do Uninta.”

A Diretoria do Centro de Ciências Humanas e Exatas, que tem a frente a Profa. Me. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, e o curso de Jornalismo, coordenado pelo Prof. Me. Thiago Mena, em uma ação conjunta, concederam aos participantes da graduação parte dos custos para que a viagem fosse realizada.

Confira os trabalhos apresentados:

Bruna Laiza Rodrigues Cordeiro – Semestre: 6º

Trabalho: Projeto Webtv UNINTA: Convergência e a Prática do Telejornalismo no Centro Universitário Inta, em Sobral/CE | Bruna Laiza Rodrigues Cordeiro (Inta – UNINTA) José Augustiano Xavier dos Santos (Inta – UNINTA)

Jose Elivelton Oliveira da Silva (Inta – UNINTA); Nicolly D’lorrainne Rodrigues Nunes (Inta – UNINTA) – Semestre: 6º

Trabalho: Jornalismo digital colaborativo: A crescente difusão de práticas jornalísticas veiculadas via Instagram e Facebook. Análise de portais de notícias de Sobral, CE | Jose Elivelton Oliveira da Silva (Inta – Uninta); Nicolly D’lorrainne Rodrigues Nunes (Inta – UNINTA); José Augustiano Xavier Dos Santos (Inta – UNINTA)

Nicolly D’Lorrainne Rodrigues Nunes (Inta – UNINTA); Jose Elivelton Oliveira da Silva (Inta – UNINTA) – Semestre: 6º

Trabalho: Projeto Jornalink: A Reinvenção da Prática Jornalística no Período da Pandemia | Nicolly D’Lorrainne Rodrigues Nunes (Inta – UNINTA); Jose Elivelton Oliveira da Silva (Inta – UNINTA); José Augustiano Xavier dos Santos (Inta – UNINTA)

Clara Carvalho dos Santos Klink (UNINTA) – Semestre: 4º

Trabalho: Clichês e Estereótipos Presentes no Anime Boku No Hero Academia | Clara Carvalho dos Santos Klink (UNINTA); Augustiano Xavier dos Santos (UNINTA)

Gabriel Lopes da Silva (Inta- UNINTA) – Semestre: 8º
Trabalho: Acontecimentos de casos de homofobia contra à comunidade Lgbtqia+: Análise de conteúdos de violência que ganharam maior notoriedade nas páginas dos principais veículos de imprensa do estado do Ceará | Gabriel Lopes da Silva (Inta- UNINTA); Jose Augustiano Xavier Dos Santos (Inta- UNINTA)

Lara Bianca Alves Lima (UNINTA)