2022.1: UNINTA reúne docentes e inicia semestre letivo com Encontro Pedagógico

Trazendo como tema “Inspire-se para Seguir em Frente”, o Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu durante os dias 25, 26 e 27 de janeiro mais uma edição do Encontro Pedagógico, referente ao semestre 2022.1. O evento foi realizado no auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com palestras, apresentações culturais e musicais, além de homenagens e exposição dos finalistas do Prêmio de Inovação Pedagógica.

A solenidade foi transmitida pelo Canal Oficial do UNINTA, no Youtube, e contou com a presença de Pró-Reitores, Diretores, Professores e Coordenadores dos cursos de todas as IES mantidas pela AIAMIS: Centro Universitário Inta (UNINTA), Faculdades Uninta Itapipoca, Sobral, Tianguá e Fortaleza, Faculdade Cinco de Julho e Faculdade Ieducare de Tianguá (FIED).

O evento teve como objetivo proporcionar momentos de discussões e capacitar os docentes a respeito das estratégias que visam o aprimoramento dos processos de ensino desenvolvidos, além de ser um momento de recepção e acolhimento.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação – PRODEG, Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar falou sobre o encontro. “Considero que foi mais uma edição de sucesso e os resultados vamos colher ao longo deste semestre. Apesar do encontro ser uma rotina nas atividades do UNINTA, cada um é único e traz as suas singularidades. É um momento de reencontro, de confraternização, mas sobretudo de avaliarmos e planejarmos o semestre. Aproveitamos este evento para coroar as experiências metodológicas exitosas dos nossos professores. E quem ganha com isso são os nossos acadêmicos que recebem uma educação de qualidade”. Pontou.

Condutora da palestra intitulada “Liderança que Transforma”, a Coach para executivos, Marília Fiuza, comentou sobre a importância de trazer assuntos relacionados à gestão de pessoas. “Acredito que passamos por um cenário que nos trouxe uma certeza, que sempre teremos incertezas e, cada vez mais, estamos tendo que lidar com a imprevisibilidade. Eu penso que é o nosso papel como líderes estarmos falando sobre palavras de esperança e de conforto. Foi uma grande responsabilidade tentar tocar os corações para nos colocarmos em movimento, independente da previsibilidade”. Salientou.

Prêmio de Inovação Pedagógica

Referente às ações promovidas pelo corpo docente durante o semestre de 2021.2, foi realizada durante o encontro, a premiação da docente do curso de curso de Fisioterapia do UNINTA, Profa. Me. Rayele Moreira, vencedora do Prêmio Inovação Pedagógica, agraciada com um notebook.

“A palavra para esse momento é de gratidão, esse reconhecimento é muito importante, nos motiva a continuar tentando inovar. A ideia agora é continuar desenvolvendo o nosso trabalho enquanto docente para aperfeiçoar e desenvolver mais projetos e ações”. Declarou a docente premiada.

Intitulado “Universitário, mostra tua ideia”, o trabalho premiado abordou as dificuldades que alunos encontraram durante o semestre, desenvolvendo um pensamento criativo, propondo soluções para problemas reais que eles enfrentaram enquanto acadêmicos, contemplando e alinhando também metodologias e habilidades para o profissional do futuro.

Homenagem
A organização do evento promoveu ainda uma belíssima homenagem ao Prof. Dr. Luís Edmundo Teixeira de Arruda Furtado, que usou as tecnologias audiovisuais e a interdisciplinaridade para a elaboração do documentário “O Bole de Salão”.

O documentário foi produzido em uma parceria entre os acadêmicos dos cursos de Medicina e Jornalismo do UNINTA e foi realizado em grande parte no distrito de Salão, na cidade de Senador Sá, Ce. A produção fala sobre a doença de Huntington, conhecida na comunidade como “Bole”. A doença é neurológica degenerativa e acomete o sistema nervoso central, afetando tanto a condição cognitiva quanto a condição física.

Ao final do reconhecimento, o Prof. Dr. Luís Edmundo comentou sobre os bastidores da gravação e o propósito dele. “O documentário nasceu com uma ambição muito pequena e tomou uma grande proporção, muito pelo tema e pelo incentivo que recebemos da instituição. Deu muito trabalho criar, foi difícil de fazer, exigiu muito esforço de todos, mas o resultado final foi muito positivo e gratificante”. Ressaltou.