Mestrado do UNINTA inicia pesquisa sobre células que podem identificar câncer

Mestrado do UNINTA inicia pesquisa sobre proteínas que podem identificar câncer

O curso de Mestrado em Biotecnologia, Área de Concentração “Caracterização química e proteica de compostos de interesse”, do Centro Universitário Inta (UNINTA), sob a coordenação da profa. Dra. Magaly Sales Monteiro, iniciou neste semestre uma pesquisas na área de Química de Proteínas, que trabalha com a família de proteínas lectinas, que podem ser utilizadas como anti-inflamatório, cicatrizantes e na agricultura como controle de determinadas pragas. Além disso, já se têm relatos que as proteínas lectinas tem o poder de reconhecer células cancerígenas, demonstrando assim, que ela é uma excelente ferramenta biotecnológica.

A pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. João Batista Cajazeiras e faz parte da linha de “Bioprospecção de substâncias naturais e bioativos”. As análises estão sendo realizadas no Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada (NUBEM), que é coordenado o prof. Dr. Victor Alves Carneiro e conta com a colaboração de um bolsista da CAPES, Dr. Thiago Ferreira de Araújo, um aluno de mestrado, Antônio Mateus Gomes Pereira e com dez alunos de graduação do UNINTA.

Os estudantes de graduação que compõem o grupo de pesquisa são acadêmicos dos cursos de Nutrição e Biomedicina, são eles, Joyce Ashely Frota de Vasconcelos, Maria Naiara Alves do Nascimento, Nicolly Maria Tavares Araújo, Francisca Mariane Rodrigues de Oliveira, Pedro Henrique Araújo da Silva, Wesley Alves de Araújo, Sebastiana Brenda Araújo Gomes, Mayara de Vasconcelos Sousa, Raimundo Valdir da Silva Celestino Júnior e Regina Sousa Sampaio.

O grupo de Química de Proteínas do UNINTA estuda uma família específica de proteína, que são as lectinas, proteínas de origem não imune que tem a capacidade de se ligar de forma reversível a carboidratos, essas proteínas são isoladas de vegetais, principalmente das sementes, todo o material vegetal (sementes) é coletado na serra da Meruoca.