Pesquisar
Close this search box.
Grupo de estudo do Curso de Farmácia explora plantas medicinais
Grupo de estudo do Curso de Farmácia explora plantas medicinais

Grupo de estudo do Curso de Farmácia explora plantas medicinais

O Curso de Farmácia das Faculdades INTA criou, em julho de 2015, o Grupo de Estudos de Plantas Medicinais da Serra da Meruoca (GEPSEM), dirigido pela Profa. Dra. Magda Elisa Turini da Cunha, que discute e estuda a utilização das plantas na região, que ficam em área de proteção ambiental.

Uma das principais atividades do grupo é o projeto de pesquisa “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais Utilizadas na Meruoca”, que teve início em março de 2016, e que conta com a aprovação do Comitê de Ética e aplica questionários à população local sobre o uso e as indicações das plantas, para isso, os participantes possuem a ajuda de agentes de saúde locais para mediar os encontros com a comunidade.

Após a avaliação dos dados coletados, o projeto busca devolver o conhecimento adquirido aos moradores da região, através de oficinas, onde são esclarecidas quais plantas podem ser utilizadas como fitoterápicos e quais podem ser tóxicas e prejudiciais para a saúde.  

No grupo de estudos são realizadas periodicamente reuniões e visitas a diferentes comunidades da serra.  O estudo permite uma valiosa troca de experiência com os moradores, que já utilizam as plantas para diversos tratamentos medicinais. O GEPSEM conta com a participação dos professores Hider Machado Melo e Danielle Rocha do Val, além de uma turma de estudantes do curso de Farmácia.

O trabalho “O Comércio de Plantas Medicinais na Visão de um Raizeiro da Cidade de Sobral-CE: Um Relato de Experiência” é derivado do projeto e resultou em apresentações em congressos nacionais, internacionais e seminários. O grupo pretende ainda expandir suas atividades para projetos de extensão.

Deixe um comentário

Fechar
modal