Direito do UNINTA e Ministério Público do Ceará realizam seminário Justiça e Cidadania em Sobral

Na última quarta-feira (10/04), aconteceu o seminário Justiça e Cidadania em Sobral, um evento promovido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA). O objetivo do momento foi aproximar o MPCE da sociedade, por meio da fala de Promotores de Justiça atuantes na comarca de Sobral, abordando temas específicos sobre suas atividades e principais demandas do MPCE.

Ao todo, foram três temáticas abordadas na noite, por meio de três promotores de justiça: “Ministério Público e a violência de gênero – Desafios e perspectivas do feminicídio no Tribunal do Júri”, com o Dr. José Borges de Morais Júnior; “A atuação do MP na proteção dos direitos da criança e do adolescente”, com a Dra. Marina Romagna Marcelino e “O Ministério Público e a fiscalização da saúde pública”, com o Dr. Alexandre Pinto Moreira.

O evento contou, ainda, com a presença do Promotor de Justiça e Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público, Dr. Manuel Pinheiro Freitas e do coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto.

Já na quinta-feira (11/04), o MPCE levou os projetos “Ouvidoria na Praça” e “Decon Viajante” para a Praça de Cuba, no Centro de Sobral, orientando os moradores acerca de demandas direcionadas ao Ministério Público do Ceará. A ação contou, ainda, com a presença de equipes da Ouvidoria da Mulher de Sobral e do Estado, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), do Centro Universitário Inta (UNINTA) e da Faculdade 5 de Julho. Ainda no local, foram oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, orientações jurídicas e ventosaterapia.